[1. 13] ACOSTUMANDO-SE A MUDANÇA.

10/11/2003.

COLOSSENSES. ACOSTUMANDO-SE A MUDANÇA.


"Pois Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do Filho amado".

                                                                                                      (Col 1. 13 – NVI).

Vivi toda a minha infância em Realengo, numa casa simples, porém aconchegante. Meu pai trabalhava em Botafogo e minha mãe para ajudar na renda familiar, às vezes fazia umas faxinas. Nossa casa não era grande, mas possuía um grande calor. Fui feliz entre aquelas paredes, muito feliz. Só havia uma coisa que não gostava, e era quando chegava da escola e minha mãe havia mudado a mobília do meu quarto de lugar, era horrível!

            Mudar a mobília significava para mim, passar algumas semanas dando topadas e trombadas nos móveis (num quarto de 3X3, havia uma cama, um beliche, um rack e uma cômoda de seis gavetas, muitas prateleiras e uma cortina com palhacinhos). Eu demorava muito para acostumar a nova posição dos móveis do quarto. Levantar de madrugada era quase um perigo, sempre batia com um dos ombros na cômoda, que era quase da minha altura na época. As mudanças na mobília do meu quarto (que era também o da minha irmã, sem contar com as bonecas), nunca me deixaram boas lembranças.

Agora imagine mudar tudo na sua vida! Pense no transtorno que isso pode causar. De certo se fosse possível você não faria, mas há questão, é que é necessário. Depois que você voltar da Cruz, vai descobrir que tudo em sua vida foi mudado por Deus, durante algum tempo te vai ser horrível, descobrir que Deus jogou fora àquelas suas mentirinhas básicas, que você usava no dia-a-dia. Saber que em seu lugar, Deus colocou uma caixa com "novas verdades para você usar". Sofri no meu primeiro ano com Cristo. Saber que Ele havia dado uma geral na minha vida e nos meus velhos hábitos. Acostumamos-nos com as coisas que não se movem sozinhas. Sabemos que podemos contar com elas "quando preciso", justamente por sabermos onde estão. A verdade é que não gostamos que alguém nos queira mudar, resistimos a isso, pois acreditamos que as pessoas devem nos amar como somos. Mas a questão é que Deus nos ama e vai nos mudar. Resistimos à mudança, muitas vezes retornando com as antigas coisas para seu lugar original. Mas esquecemos que Deus muda as coisas de lugar para Ele mesmo pode andar com tranqüilidade em nós. Como seria perigoso para nós, Deus esbarrar em nossas mentiras, tropeçar em nossas mazelas, escorregar em nossa inveja e se machucar com nosso orgulho. Minha mãe achava que a mudança tirava a casa da mesmice e arejava o ambiente e Deus pensa da mesma forma. Paulo sabe que a essência do Cristianismo é uma mudança total de vida e ele investe nisso. Colossenses mais que qualquer outra epístola enfatiza isso... é necessário mudar de vida!

Todos os dias me deparo com coisas que em mim, estão fora do lugar, mas já não me incomodo, sei quem está mexendo e sei para que propósito. É preciso mudar para agradar, é preciso ousar para agradar, é preciso mudar para permanecer. "Mutatis mutandi", mudar quando é preciso mud

Comentários

Postagens mais visitadas