[Fm 23] A SOCIEDADE DO CORAÇÃO (2010).

COLOSSENSES. A SOCIEDADE DO ANEL CORAÇÃO.

"Saúdam-te Epafras, prisioneiro comigo, em Cristo Jesus" (Fm 23 - ARA).

Depois de tanto tempo lendo a carta aos Colossenses, uma ideia me está quase virando obsessão. Tenho por certo, que Epafras, ajudou de alguma forma Onésimo a fugir. Se eu estou certo, e penso que estou, Epafras se posicionou e tomou partido. E talvez por isso, essa carta tenha sido entregue por mão de Tíquico. De quem poderia se imaginar estar alheio aos fatos.

Isso me faz lembrar um dos ensinamentos mais importantes que trago junto a mim: Que existem lutas que não nos pertencem, mas, que mesmo assim, devemos saber de que lado estar [Hb 11. 25]. Epafras, livre que era, parece também ser um multiplicador dessa liberdade. É normal que a poderosa vida de oração que tem se transforme em atitudes nobres. Tenho por certo que ele fez isso mesmo, e digo isso, por conta de seu relacionamento com Paulo. De quem nunca esperaria nada em contrário.

Se Paulo entendeu assim, percebeu logo que deveria fazer parte dessa "bem aventurada" conspiração [Rm 13. 8]. Então de animo pronto toma partido e dá vida a discussão colocando nela seu próprio coração. O Apóstolo passou a se sentir perturbado com aquilo também, pois viu que apesar de carregar no coração, três igrejas (v. 13), Epafras não conseguia ficar indiferente ao que acontecia com aquele escravo [Lc 15. 3- 7]. Isso me faz lembrar meu primeiro pastor (Pr. Samuel). Se por dois cultos eu não fosse à igreja, ele me ligava. Ele sempre teve muito coração para ficar indiferente a ausência de suas ovelhas. Às vezes, pegava o carro e ia ao meu trabalho saber se eu estava bem. E é por conta desse amor, que hoje eu posso me dar ao luxo de escrever mais de cinquenta comentários sobre Colossenses.

Hoje, falta coração e sobra indiferença. E a maioria dos lideres desse país tem medo de perseguição e em não serem populares. Todos sabem o que é errado de se fazer com dinheiro e pessoas, mas, quase ninguém fala nada contra. Conclusão: estamos nos tornando numa igreja miserável que habita em templos luxuosos.

De duas uma: Ou está faltando Epafras, ou está sobrando Onésimos!

Ney Gomes - 27/09/2010.
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10
 
 
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas