Devocional - Ministério. Crendo em Sua Crença!




MINISTÉRIO. CRENDO EM SUA CRENÇA!

“Quando desembarcaram, viram ali uma fogueira, peixe sobre brasas, e um pouco de pão. (...) Jesus lhes disse: “Venham comer”. (...) Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama mais do que estes?” Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”.
(Trechos de João 21. 9- 15 – NVI).


Deus possuí atributos exclusivos em Sua natureza. Chamamos-lhes de incomunicáveis; Sua capacidade de saber tudo, ver tudo e ter todo o poder. Outros de seus atributos são facilmente encontrados nos homens. Tal como Sua bondade, amor e compaixão [comunicáveis].

Seguindo essa linha de pensamento, o que poderíamos dizer do ministério? Seria o ministério um atributo exclusivo ou compartilhado? Ora, o ministério está entre as duas definições! Ministério é a decisão de Deus, em revelar o que até então, só Ele era capaz de identificar. É o desejo de Deus em demonstrar a Sua obra, Seu poder.

“Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso”.  (Jz 6. 12)

Quando encontra Gideão (Juízes 6), logo lhe nomeia “varão valoroso”, quando o mesmo ainda não passava de um medroso; covarde assumido (v. 27). Ministério é Deus se relacionando com os homens pela ótica de Sua crença, essa, banhada em Sua misericórdia. A misericórdia faz Deus enxergar em nós aquela capacidade soterrada pela natureza adâmica, em algum lugar, dormente. Mais pra frente, Gideão obedece a Deus e provoca a sombra que abrigará o sucesso de suas atitudes! Ministério é Deus fazendo o homem assumir as qualidades que farão Seus propósitos acontecerem.

Ministério é a confiança que Deus deposita em nós, através de Sua graça. É Deus insistindo em dizer que vale a pena investir nos homens (II Co 5. 19). Ministério é tirar a joia do focinho dos porcos; é buscar a pérola oculta na lama; é o tesouro enterrado no campo; é saber que Deus esteve em contato com o que há de mais sujo e nojento em nós. É ter a certeza que Ele encontrou o que disse que estaria lá (At 9. 15). Ministério é a moeda que se encontra na boca do peixe; é a agulha que se tira do palheiro. É a ovelha que ficou para trás. Ministério é aquilo que só Deus conhece, e que em certo momento sente desejo de revelar.

                Ministério é Deus encontrando Pedro em seu íntimo e nos revelando o quão maravilhoso Pastor ele pode ser. É Deus dizendo que a joia não é menos importante por que está no focinho do porco. Que é valiosa a pérola, mesmo suja de lama. Que Sua luz é maior do que a escuridão que cobre nossos corações. Ministério é o alimento, que aquecido, nos aguarda para fazer ressurgir nossas forças (v. 9). Ministério é Deus conosco (Is 7. 14), nos pedindo e revelando coisas que somente Ele sabe que somos capazes de fazer, apesar dos pesares (I Tm 1. 12- 17).


Ney Gomes – 7/set/2011.
(Reeditado em 22/03/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas