Devocional - O Discipulado Perfeito V. (Mc 10)





O DISCIPULADO PERFEITO V.
(Um Rico Candidato a Mestre – Mc 10. 17- 22)
           

Um mestre espiritual é alguém que precisa ser gravemente “afetado pelo tempo” (Hb 5. 12). Sem a caminhada qualquer conhecimento é incapaz de produzir nutriente. 3 coisas são reconhecidas na vida de um mestre cristão (crente maduro). A primeira é que um mestre precisa ser amado pelo seu Senhor. O amor é o revestimento mais importante do ensino. Ele precisa estar presente para transformar as coisas mais duras em aceitáveis. A segunda coisa é o conhecimento. O conhecimento faz escoar emoções seguras pelas palavras (Pv 12. 18). Transmite o conjunto de paz que herdamos da transformação provocada pelo Evangelho (II Co 5. 17)

“E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse”. (v. 21)

O conhecimento quando afetado pelo amor, produz uma capacidade incrível de desprendimento (I Co 8. 1c). Esse desprendimento é confirmado em sua capacidade de produzir efeito pela caminhada (Lc 24. 32). As mais poderosas verdades que a vida cristã produz são confirmadas e garantidas pelo tempo de caminhada. Somente o tempo transforma o amor e o conhecimento em coisas capazes de abençoar vidas! Como um vinho que precisa envelhecer para ser chamado de “magnífico”. Alguns são mestres por excelência, mas somente o tempo fará deles mestres excelentes!

“Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; [...] honra a teu pai e a tua mãe”. (v. 19)

A terceira coisa, e talvez a mais importante de todas é o tempo. O tempo transforma (Mt 13) terra batida, terra rasa e terra não tratada em “terra boa”. É o tempo que confirma se alguém de fato “conheceu” Jesus (Gl 1. 17, 18). O tempo destrói “enganos”. Como diz o ditado: “Você pode enganar as pessoas por um tempo, mas não pode enganar todos, o tempo todo”. A caminhada é o balanço que mistura as substâncias dentro de nós!

“E Jesus, olhando para ele, lhe disse: Vem, toma a cruz, e segue-me”. (v. 21)



Ney Gomes. 20/09/2015
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10
Twitter@neygms

Comentários

Postagens mais visitadas