Devocional - O Discipulado Perfeito VII (Ex 17. 11)



ENCONTRE E OCUPE!
(Discipulado Perfeito VII)

“E olhou a um e a outro lado e, vendo que não havia ninguém ali,
matou ao egípcio, e escondeu-o na areia”. (Ex 2. 12).

Na esperança verdadeira de um agricultor, Moisés mata um egípcio e enterra seu corpo (Ex 2. 12). Esse foi o ‘ponto alto’ do seu momento soldado. Mas logo ele entenderia que suas ações não produziriam vida suficiente para libertar Israel (Jo 15. 5). Moisés matou um homem e essa morte não produziu resultados por que ele não fora chamado para ser um soldado (I Co 12. 6, 7). Por conta disso, Israel amargou mais 40 anos de escravidão até que Deus ‘desconstruísse’ em Moisés esse perfil por ele imaginado.

“E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque;
mas Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro”. (Ex 17. 10)

Os 40 anos também aconteceram pela ausência de ferramentas ministeriais, como as descritas em Efésios 4. 11- 13. Moisés foi chamado para ser o libertador e não apenas para exercer funções liberatórias. Ele teria de descobrir sozinho para o que havia sido chamado por Deus (At 9. 16/II Tm 1. 6). Encontrando seu verdadeiro lugar em Deus, ele deixou vago os espaços que seriam posteriormente devidamente preenchidos (Ex 17. 9). O “mal” de nosso presente século é uma geração que persegue o ‘glamour’ da evidência’.

“E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia;
mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia”. (Ex 17. 11)

Tempos depois veríamos como foi salutar para o povo Moisés ter descoberto seu lugar em Deus (Ex 17. 11; 18. 15). Na batalha contra os amalequitas, ele atuou como profeta e Josué como soldado. O resultado do conjunto da obra foi maravilhoso, pois enquanto Moisés intercedia, Josué prevalecia na batalha (v. 13). Pessoas que entendem o seu lugar, quando trabalham simultaneamente, produzem grandes vitórias para Deus (I Co 1. 9; 3. 6).


“E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada”.

(Ex 17. 13 - ACF)



Ney Gomes. 14/07/2016.

"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10

Comentários

Postagens mais visitadas