Mosaico Davi - Mudanças e Transformações.

 


MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES.


"Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao SENHOR. (...) Então o SENHOR disse a Samuel: Dá ouvidos à sua voz, e constitui-lhes rei. Então Samuel disse aos homens de Israel: Volte cada um à sua cidade".
(Fragmentos de I Samuel 8)

A MUDANÇA DE SAUL.

Essa história que começa como um aborrecimento tribal termina como uma missão confiada, para a construção de uma nação. Assim nós podemos definir o diálogo de Deus com Samuel. Depois de receber as instruções de Deus, Samuel sai dali, ele que era dono de um verdadeiro coração ensinável, para encontrar um homem capaz de dar começo a primeira dinastia de Israel (8. 22). 

Não podemos deixar de perceber no texto sagrado que a escolha de Saul chega até nosso entendimento embalada em um embrulho de acaso, de contingência. Não podendo ser afirmado que Deus ou mesmo Samuel por meio de firme decisão escolhe Saul. Mas, para além disso, Samuel (que foi o último juiz de Israel) sabia reconhecer um homem corajoso quando via um. Desde criança, ele fora criado com adultos, e isso o tornou excelente em reconhecer adultos capazes. E não foi diferente com Saul!

Saul reúne em si mesmo qualidades físicas, familiares e morais em aparência. Tantas qualidades, rapidamente capturaram não só o entendimento de Samuel, como também seu coração e simpatia. Samuel verdadeiramente ligou a sua alma a de Saul, tal qual anos depois acontecesse com Davi e Jônatas (18. 1, 2). 

E por que verdadeiramente Samuel gostava de Saul, foi que Deus o honrou, tornando as coisas mais fáceis, mudando o coração de Saul! Mas, nem todas as coisas da vida e ao longo da vida podem encontrar excelência simplesmente porque há mudança em algum aspecto de nosso ser. Mas, se amarmos a Deus de todo o coração, uma mudança pode ser a faísca de uma verdadeira alquimia. 

Da sua ascensão, queda, desobediência e rejeição conhecemos bem. A vida e reinado de Saul servem para celebrar em nosso entendimento que nem sempre as coisas que mudam geram transformações verdadeiras. 

Sabemos também por meio de uma matemática simples, que em boa parte desses 20 anos, Samuel esteve de relação cortada com Saul. Mas em seu coração, ele sofria por Deus ter rejeitado Saul. Deus não rejeita Saul de um dia para o outro, de uma semana para outra. Os erros que levaram Deus a rejeitar Saul, são erros sistêmicos, frutos de um coração errático, que não aceita instrução ou se submeter a ensino. 

Saul reinou que por 40 anos, em metade desse tempo Davi viveu em exílio. É seguro afirmar que pelo menos, por dez anos, Saul desfrutou da amizade e proximidade de Samuel. Por essa contabilidade básica podemos afirmar que a rejeição de Saul é construída por ele mesmo, com bases sólidas, em um período que remonta os 15 primeiros anos de seu reinado. Nesse tempo, Saul estava sobre a influência espiritual de Samuel e Davi. De nada adiantou!

 


A TRANSFORMAÇÃO DE DAVI.

A escolha de Davi é a rica oportunidade de compreendermos a diferença gritante que existe entre mudança e transformação. Agora assumindo as rédeas da história de Israel, Deus toma para si mesmo a responsabilidade de escolher o próximo homem que sentaria no trono de Israel. E isso não seria mais uma missão entregue ao acaso ou a sorte (II Co 3. 18). 

Sabemos agora que nem toda mudança gera transformação, mas com a história de Davi iremos aprender que toda transformação gera mudanças e em muitas vezes mudanças significativas (Rm 12. 2\Fl 3. 21).  Em via de regra, sabemos que mudanças nem sempre são envoltas por custos, preços ou valores (Ef 4. 17- 32). Mas toda transformação emiti boleto, preço caro a ser pago, com alma e com o coração (Lc 9. 23).  Naquele dia em Belém na casa de Jessé, Samuel sabia em seu coração que Deus pessoalmente agiria em todas as coisas que viriam a acontecer. Ele sabia que não teria parte naquilo, porque o que haveria de acontecer requeria tempo, e esse tempo era algo que ele não tinha em abundância. Por isso, ao ungir Davi, ali, na sala de Jessé, Samuel se levanta e vai embora de volta para Ramá. 

Boa parte da história que envolve Saul e Davi é para nos alertar para a verdade de que a pressa não só é inimiga da perfeição, mas também das mudanças, das transformações e daquilo que faz uma diferença enorme em nossas vidas! Espera no SENHOR, confia Nele e o mais, Ele fará! 


Ney Gomes - 01 de Outubro de  2023Twitter@neygms

"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10





Comentários

Postagens mais visitadas