Estudo - A SEFIROT E O FRUTO DO ESPÍRITO. (Parte 01)

 A SEFIROT E O FRUTO DO ESPÍRITO.

Todos os desenhos foram idealizados pelo autor e não devem ser usados sem que a fonte seja citada.

>>EXPLICANDO A SEFIROT (Termos Simples).

"E viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade". (Êxodo 24:10 - ACF)


Imagina você pegando a geladeira da sua casa e ligando ela direto nas turbinas da usina nuclear de Angra 01. O que você acha que poderia acontecer com a sua geladeira? Explodiria certo?

A SEFIROT nada mais é do que um filtro (barreiras de proteção) que Deus colocou entre a usina Angra 01 e a geladeira da sua casa. Segundo a tradição judaica Moisés não apenas recebeu as tábuas da lei no Monte Sinai, ele também recebeu a revelação da sefirot, chamada também de “árvore da vida” isto é o filtro que tem a função de suavizar a revelação poderosa e criadora de Deus para os homens. Durante séculos a SEFIROT foi um segredo bem guardado pelos MESTRES e estudiosos do judaísmo, mas por volta do século 12 da era Cristã o segredo começou a sofrer vazamentos para as pessoas comuns e pessoas de outras culturas.

Todos os desenhos foram idealizados pelo autor e não devem ser usados sem que a fonte seja citada.


Em termos simples a sefirot remonta a manifestação humana de Deus (uma espécie de teofania, logofania). isso é, O Criador se esforçando para alcançar plenamente a criatura por meio de uma manifestação aceitável ao entendimento. Em termos simples, a SEFIROT aponta para a experiência humana de Jesus Cristo (Jo 1. 14).

Ora, se A SEFIROT é uma revelação tão importante para o judaísmo, como o mesmo nos faz crer, é evidente que a sua figura não poderia estar excluída do Novo Testamento e em verdade, ela não está.

As sete emanações descritas como emocionais estão em muitos escritos dos Apóstolos, manifestas discretamente. Podendo apenas ser percebida num primeiro momento por quem já é familiarizado com a sua revelação e descrição.

Todos os desenhos foram idealizados pelo autor e não devem ser usados sem que a fonte seja citada.


Exemplo disso pode ser encontrado em Colossenses: “Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade (Keter), em toda a sabedoria (Chochmah) e inteligência espiritual (Binah); Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra (Chesed), e crescendo no conhecimento de Deus (Da’at); Corroborados em toda a fortaleza (Gevurah), segundo a força da sua glória (Tiferet), em toda a paciência (Netzach), e longanimidade (Hod) com gozo; Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz (Yesod); O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor (Malkut); Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação". (1. 9- 14)

No Evangelho de São Mateus, Jesus é DESCRITO como UM que é maior do que Moisés. Ora se Moisés recebeu tal revelação, podemos encontrar revelação muito mais excelente e profunda na pessoa de Jesus Cristo (Hb 1. 2). (+)



Ney Gomes é o autor do BLOG ‘Grãos de Entendimento’,
um trabalho de 14 anos, com mais de MIL poesias/textos publicados.
Também é o autor de 03 livros.
15 de Setembro de 2023 – Twitter@neygms
 “Tudo o que passou é experiência. O agora é relacionamento e o que está por vir é desafio”.












Parte 2





Comentários

Postagens mais visitadas