Estudo - A SEFIROT E O FRUTO DO ESPÍRITO. (Parte 02)

 A SEFIROT E O FRUTO DO ESPÍRITO.


Todos os desenhos foram idealizados pelo autor e não devem ser usados sem que a fonte seja citada.

>> COMPREENDENDO A FIGURA DA SEFIROT.

“Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder (Gevurah), e a honra (Tiferet), e a vitória (Netzach), e a majestade (Hod); porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra (Yesod); teu é, Senhor, o reino (Malkut), e tu te exaltaste por cabeça sobre todos.” (I Cr 29. 11)


A SEFIROT é composta por dez emanações, as mais elevadas são chamadas emanações primordiais e são ferramentas exclusivas de Deus, usadas por Ele para a criação do mundo. As outras sete emanações são chamadas também de emanações emocionais, usadas para o aperfeiçoamento do homem. A sefirot é compreendida por três colunas verticais e três colunas horizontais. A coluna vertical do lado esquerdo aponta para as emanações que dizem respeito aquilo que vindo do exterior nos afetam. A coluna vertical do lado direito aponta para aquilo que vindo de dentro de nós afetam os outros. E a coluna central é a coluna da perfeita manifestação das composições.

As colunas horizontais apontam para aquilo que é mais íntimo ou mais público. Quanto mais elevado mais íntimo, quanto mais baixo mais público. Podemos aceitar a compreensão de cada coluna é administrada por uma pessoa da trindade em particular.

A figura da sefirot vem nos últimos séculos sendo tomada por inúmeras correntes esotéricas, sendo explicada e explorada até mesmo sobre óticas do hinduísmo, do budismo, do taoísmo, do satanismo, do espiritismo, astrologia, numerologia e ocultismos diversos. De inúmeras outras correntes filosóficas e religiosas que não remontam ao judaísmo, nem apontam para o Deus vivo e verdadeiro, o Deus de Israel (Dt 6. 3- 9).

É preciso se evitar fazer uma análise da sefirot sem as ferramentas descritas na Bíblia Sagrada, sob pena de isso criar em nossa mente e em nosso coração confusões diversas. Tais coisas podem até mesmo nos fazer perder a salvação (II Tm 2. 17- 19).


>> A SEFIROT E A VIDEIRA.

Ora se a SEFIROT é verdadeiramente uma figura de importância para o pensamento judaico, é claro que vamos encontrar sua manifestação pública ou oculta nas ideias do cristianismo do primeiro século. Na verdade A SEFIROT é descrita na própria pessoa de Jesus Cristo, em sua sétima e última declaração no Evangelho de João: “EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA!

Não apontando Ele para um esquema prismal ou para o desenho de um átomo fragmentado. Mas Ele mesmo se apresenta como a Sefirot verdadeira que veio do céu e uma vez habitando entre os homens permitiu a perfeita compreensão da divindade (Jo 14. 6 – Cl 1. 19; 2. 9).

Todos os desenhos foram idealizados pelo autor e não devem ser usados sem que a fonte seja citada.


>> A SEPHIROTH E O FRUTO DO ESPÍRITO.

Como revelação importante do judaísmo mais sagrado, na pessoa de Moisés, a sefirot não poderia ficar de fora do pensamento Cristão. Ainda que o esquema prismal da sefirot não seja devidamente revelado no NT é possível ver a sua influência nas palavras dos Apóstolos. Podemos perceber ISSO na carta aos Gálatas, quando Paulo fala sobre o fruto do Espírito (Gl 5. 22).

Que as virtudes por ele listadas se harmonizam devidamente com a disposição em que as emanações da sefirot são descritas. Correspondendo a três manifestações que dizem respeito ao espírito, três que dizem respeito a alma e três que dizem respeito a vida natural (carne). Na arquitetura do pensamento do apóstolo São Paulo o fruto do Espírito é a própria sefirot descrita.

Sendo assim, as três emanações superiores simbolizam a semente, isso é, as virtudes humanas ligadas a mente, a inteligência. As três emanações medianas simbolizam a polpa do fruto, isso é, o lugar onde acontece o processo de mistura entre inteligência e emoções. Precisamos aqui pontuar que em quase todas as culturas, é a polpa que alimenta os povos (aqui não é diferente).

As três emanações inferiores apontam para a casca, isso é, a vida natural onde todas as coisas que são processadas sofrem e exercem mudanças. Pontuamos que algumas muitas frutas e legumes mudam de cor ao amadurecerem, revelando que processos interiores estão sendo finalizados. É aqui que o resultado da mistura dos processos do espírito e alma recebem publicidade no trato com o próximo, com as coisas.

Nessa revelação do Apóstolo São Paulo, Kether (coroa), a emanação mais elevada (aqui ausente da figura) representa o próprio Deus. Por isso nessa descrição de Paulo em Gal 5, ela (Kether) fica de fora. Excluída também fica em suas palavras “Malchuth” (reino). Essa emanação de reino é descrita como um vasilhame, uma embalagem (caixa, sacola, mala, bolsa, pote, etcetal) na qual as misturas realizadas dentro de nós serão oferecidas ao mundo, sejam elas para pessoas, trabalhos ou projetos. (+)


Ney Gomes é o autor do BLOG ‘Grãos de Entendimento’,
um trabalho de 16 anos, com mais de MIL poesias/textos publicados.
Também é o autor de 03 livros.
15 de Setembro de 2023 – Twitter@neygms
“Tudo o que passou é experiência. O agora é relacionamento e o que está por vir é desafio”.



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