ESTUDO - A SEFIROT E O FRUTO DO ESPÍRITO. (PARTE 03)

imagens idealizadas pelo autor. 
Não pode ser usado sem a autorização do mesmo.
 

 A SEFIROT E O FRUTO DO ESPÍRITO.


>> A SEFIROT PERFEITA DO DISCIPULADO.
(Rm 12. 1- 3/Gl 5. 22).


“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. (Romanos 12:1)



Se em Gálatas 5. 22 o apóstolo São Paulo nos descreve as virtudes do Espírito Santo, é em Romanos 12 que ele vai nos entregar as chaves de acesso para essa nova vida (II Co 5. 17).

Mais uma vez iremos perceber o Apóstolo Paulo se valer da estrutura da sephiroth para explicar o acesso às virtudes que compõem o fruto do Espírito, isso é, o poder para se viver uma nova vida para Deus EM PLENITUDE. Podemos perceber aqui que essa arquitetura de pensamento não se afastará dos ensinos do Apóstolo. É incoerente até mesmo afirmar que no primeiro século isso estivesse longe da cabeça de um pensador judeu qualquer (Fl 3. 4- 6).

Ter um coração ensinável é fundamental para ter acesso às chaves que vão desbloquear as virtudes que transformarão o nosso ser. Portanto, assim como em Filipenses 2, também em Romanos 12 o Apóstolo nos chama ao exercício da humildade, dando-se a si mesmo como esse exemplo (v. 01a/Fl 2. 5). A humildade é o primeiro acesso e ele só pode ser oferecido para um que encontrou em Jesus uma razão para servir e para exercer submissão em Deus (Jo 13. 5- 8). Para o Apóstolo, é impossível progredir entre as emanações (sefirot’s) sem uma chave que promova a sua liberação. Aqui, o Apóstolo está descrevendo essas chaves como três níveis de sacrifício.

Para tomarmos posse das virtudes descritas no nível da casca é preciso receber a chave do sacrifício vivo (ver a imagem principal que ilustra esse estudo). Progredindo nesse nível, receberemos a chave do sacrifício santo, que nos dará acesso às virtudes que transformam a nossa alma, o nível de polpa. Uma vez que progredimos nos níveis da casca e polpa, nos será liberado a chave que nos dá acesso ao nível de semente, isso é, do espírito. Esse acesso só é liberado mediante a chave do sacrifício agradável.

É preciso que fique evidente que as virtudes quando alcançam o nível do espírito (sementes), não podem mais ser manipuladas pelas mãos e pela vontade humana (são configurações originais do Fabricante). Essas virtudes só operam na vida do homem mediante o novo nascimento em Cristo Jesus e a regeneração promovida pela pessoa do Espírito Santo.






Ney Gomes é o autor do BLOG ‘Grãos de Entendimento’,
um trabalho de 16 anos, com mais de MIL poesias/textos publicados.
Também é o autor de 03 livros.
15 de Setembro de 2023 – Twitter@neygms
“Tudo o que passou é experiência. O agora é relacionamento e o que está por vir é desafio”.

Parte 2.

Comentários

Postagens mais visitadas