Devocional - GRATIDÃO, por Davi.

 


Gratidão, por Davi. (I Cr 22. 14- 19)

 “Sei, ó meu Deus, que sondas o coração e que te agradas com a integridade. Tudo o que dei foi espontaneamente e com integridade de coração...”. (I Cr 29. 17 – NVI) 

Se gratidão é um assunto de coração, então, gratidão é um assunto para Davi. Pois como bem sabemos Davi é o “homem segundo o coração de Deus”. Em seus dias finais, passando o reino para Salomão, esse experiente homem vai nos revelar três ingredientes que existem numa gratidão verdadeira e autêntica. 

Para Davi, gratidão se traduz em “reservas”. Reservas guardadas e administradas no coração, não no umbigo. Quando cultivada no coração ela tem três marcas distintas e são: 

1.      CUSTO Eis que na minha aflição preparei para a casa do SENHOR...”. Se uma coisa não tem custo, é provável que também não tenha valor. A salvação – como bem sabemos – não custa nada, mas ter amizade com o Soberano, ser chamado seu amigo, isso é algo que vai nos custar tudo (Lc 9. 23). As encruzilhadas da vida vão te exigir decisões dolorosas. Mas a gratidão vai te fortalecer para extrair prazer delas (Is 53. 11ª). 

2.     DOMÍNIO PRÓPRIO “três mil e quinhentas toneladas de ouro, trinta e cinco mil toneladas de prata, e mais bronze e ferro do que se pode calcular, além de madeira e pedra...”. Gratidão verdadeira exige domínio próprio, na administração de suas próprias tentações e na de outros. Quando se administra coisas sagradas e de valor, não faltam pessoas com ideias absurdas, profanas e mirabolantes. Paulo nos lembra que o problema principal do fim dos tempos não é a escassez de ideias, mas a sua abundância: “amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas”. (II Tm 4. 3, 4) 

3.     MOBILIZAÇÃO “Então Davi ordenou a todos os líderes de Israel que ajudassem seu filho Salomão...”. Gratidão exige mobilização, movimento da alma e da vida. Ser grato a Deus foi algo que fez Davi se mover por toda a sua trajetória, além de seus interesses próprios. A gratidão verdadeira é uma coisa contagiante, ela acaba por contaminar pessoas ao nosso redor e criar nelas novas formas de espiritualidade: “Agora consagrem o coração e a alma para buscarem o SENHOR, o seu Deus”. Seu culto de domingo não começa com o seu chegar na igreja, mas na firme decisão de se levantar do sofá, da cama! 

As preciosas palavras de Davi nos servem para promover “modelagem” e investigação. Se encontradas em nós, aperfeiçoadas devem ser, mas se não, é preciso buscar elas de todo coração, reconhecendo que planta bonita não cresce bem se estiver no lugar errado: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Pv 4. 23)

 

Ney Gomes – Janeiro de 2024.

#gratidãomudatudo #2024oanodagratidão #CEITamoios
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10

 


Comentários

Postagens mais visitadas