Escatologia - No Vácuo da Injustiça.

 

NO VÁCUO DA INJUSTIÇA.

 E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram”.

(Ap 6. 10, 11 – ACF).

 Sem resultado talvez, sem resposta, jamais! Deus tem o seu próprio tempo para fazer as coisas, e isso significa que muitas vezes a gente vai precisar encarar de peito aberto o ‘vácuo da injustiça’. Um tempo em que desejamos ardentemente que algo seja feito, mas que nada acontece: “Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia”. (Lc 22. 42, 43)

Precisamos de fé sobre-excelente, como a fé de Noé, que se move em obediência, sem ver nada que justifique suas ações. Fé que vence o escárnio, o deboche e a naturalidade que umedece a vida incrédula (Mt 24. 37- 39). A fé verdadeira é em muitas ocasiões, um convite a confiar com coração pacificado, é disso que fala as “vestes brancas”. Roupa fala sobre missão, e roupa branca fala sobre missão de paz, em paz e com paz. Paz é viver em toda e qualquer circunstância sem deixar de ver o governo de Deus em todas as coisas (Rm 8. 28\Fl 1. 6). 

Fé não é algo para produzir resultados em tudo, fé é algo para produzir em tudo relacionamento que salva a alma (Gn 4. 10). Fé produz respostas e isso em si mesmo já é um resultado: Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes”. (Jr 33. 3)

 


Respostas são melhores que resultados. São elas que nos livram de um viver cheio de escolhas erradas e consequências desastrosas: “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei”. Todavia, a Bíblia nos adverte que respostas só são mais preciosas que resultados quando nisso está todo o nosso coração: “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração”. (Jr 29, trechos) 

Esperar em Deus pode ser muito difícil, mas será impossível se a nossa fé quer apenas resultados que nos satisfaçam (Fl 4. 4, 5). Não é que Deus não se agrade de produzir resultados (Sl 18. 6- 14), mas desejar isso mais que relacionamento é como colocar a carroça na frente dos bois, a sobremesa na frente da refeição, a nova Jerusalém na frente da cruz (Sl 27. 4).

 

Ney Gomes – Janeiro de 2024.
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10

 


Comentários

Postagens mais visitadas