Discipulado - Sob o Teto da Mágoa.



SOB O TETO DA MÁGOA.
Memórias ministeriais, ainda sobre "os Judas"

Quando criança ouvia sempre minha mãe dizer que há coisas que nos devem acontecer logo; como sarampo e catapora (varicela). Que é ruim ter essas coisas na velhice, onde a debilidade se torna uma aliada da doença. Pois bem, na vida Cristã é bom que certas coisas só aconteçam após nosso discipulado. São coisas que não escolhem data para acontecer, mas são menos nocivas quando sabemos lidar com elas.

O fruto de certas experiências é nos dar um teto máximo (alto). Um modo único de aprender a lidar com certas situações. É estar imune, é criar resistência, é ser superior. Veja o exemplo da Cruz. À Cruz é um teto provocado. Judas traiu Jesus, tirou da vida de um homem o seu bem mais precioso: A vida! Ainda sim, Jesus o beijou e o chamou de amigo. Você acredita que alguém dentre os homens pode superar Judas em sua ação? Ora, se Jesus amou Judas que lhe provocou a morte, não poderá amar pecadores como nós, que nada contra Sua vida podem fazer?

As experiências nos dão um teto, sob o qual passam a habitar nossas atitudes. Quanto mais dolorosa a experiência, mais alto será o teto. Dessa forma as coisas pequenas não mais terão efeito sobre nossas cabeças. E a gente passa a viver com mais paz, apesar de nunca cessar os infortúnios interpessoais. Bem no fim de 2003 passei por uma dessas situações inimagináveis. Decepção com gente que você ama tanto, que até no respirar depois dói. Você passa um tempo à beira da loucura, com raiva, com ódio, com mágoa, sem porquês e se sentindo um lixo. Sem a menor certeza se vai conseguir emergir desse caos. Um processo sem garantias, seguros ou estornos.

Eu, por um desses caprichos de milagre, sobrevivi! À noite, nos cultos, como ministro, oferecia as pessoas um sorriso esperançoso, mas de dia, durante os expedientes, sentava no banco silencioso da igreja vazia e lamentava com Deus a minha sorte. Numa manhã dessas, Deus me visitou e disse: Você acha que alguém pode te humilhar mais do que você já foi humilhado? Eu disse: Não! Então Ele falou: Você aprendeu a lição!

Depois disso a minha sorte mudou e tudo passou a dar certo, certíssimo. Desde 2004, ninguém mais me magoa, me fere, me humilha, me diminuí. As coisas agora não passam de uma irritação leve e momentânea. O que é uma bofetada perto de uma facada? O que é corte no dedo, perto de uma fratura exposta? O que é pimenta nos olhos, perto de olho furado com prego enferrujado? Ora, graças a Deus existem pessoas insuperáveis. O psicopata nosso de cada dia nos dai hoje! Se você nunca enfrentar um furúnculo e seus carnegões, jamais vai conseguir ignorar uma espinha inflamada!

Aos que tomam o cálice de sangue, nada mais resta, senão achar todo o resto tang.


Ney Gomes (em rascunho). 24/05/2012. 
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10


Comentários

  1. Do mesmo que jeito que o céu é o limite do sonhador, o chão é o limite do sofredor. Depois de certas coisas que passei também tenho sempre a sensação que o pior já passou, que estou sempre no lucro. Só Deus pode nos proporcionar isso: um quebrantamento tamanho que nos permita cantar na dor como Paulo e Silas. Acho que já passamos deste ponto, caro amigo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas