[especial] ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA DOS CEGOS.




ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA DOS CEGOS.
[Baseado no Evangelho de João, capt's. 8 e 9]

Todavia, uma verdade eu sei: eu era cego; agora vejo.” (Jo 9. 25 – KJA).

Cegueira não é tolice, mas a tolice é a pior cegueira de todas. Essa diferença é bem descrita por João em seu Evangelho, por razão do embate entre Jesus e os fariseus.  Ao ser rejeitado por pessoas que a religião cegou, Jesus se depara com um homem que não escolheu ser cego (8. 43).
Jesus lhes respondeu: “Nem ele pecou, nem seus pais...” (9. 3)

Jesus debate com eles à cerca da capacidade de Abraão de enxergar. Característica essa, que seus descendentes parecem não herdar! Mesmo estando eles diante da “Luz do mundo”, não conseguem perceber as implicações/escuridão de suas próprias palavras e seus sentimentos (8. 12).
“Então eu fui, lavei-me, e recebi a visão.” (9. 11)

Eles não enxergam nada de todo o processo. Eles não conseguem enxergar que Jesus é o “enviado” [siloé] de Deus aos homens (8. 26, 27). Seus olhos são saudáveis, mas seus corações são cegos por conta da tolice da religião (1. 11). E por causa disso, eles continuam debatendo com Jesus sobre visão, mesmo sem nada enxergarem (8. 56- 59).
“Durante o tempo em que estiver no mundo, sou a luz do mundo.” (9. 5)

Ao saírem dali junto com Jesus, os discípulos são envolvidos por uma ironia divina; do lado de fora do Templo está um cego, um cego sem razão (8. 59; 9. 1). Então diante do cego, Jesus repete a mesma sentença que repetiu aos religiosos (8. 12). Mas agora, suas palavras surtirão efeito (9. 5, 6). A tolice não pode ser curada por milagres, e isso nos fica evidente na recusa deles em aceitarem que Jesus deu vista ao cego de nascença (9. 18; 24; 28).
“...O cego foi, lavou-se e voltou vendo”. (9. 7b)

A tolice cega os olhos da alma, do coração e do entendimento (Dt 6. 5). A tolice não deixa o amor ser perfeito (8. 56/I Co 13. 11a). A tolice não deixa a pessoa caminhar para sair de sua cegueira (9. 7b). O tempo passa e os tolos continuam discutindo a sua cegueira, mesmo quando diante dos olhos abertos de outros (9. 40). A religião desse mundo criou sociedades abertas e secretas de cegos. E o todo aquele que vê a verdadeira luz será excluído dessas sociedades, desses lugares (9. 35). 

“Jesus ouviu que o haviam expulsado...” (9. 35a)

Ney Gomes – Inverno de 2015.
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10

Twitter@neygms



Comentários

Postagens mais visitadas