Devocional - Tio Mardoqueu.



 TIO MARDOQUEU.

Que introduzissem na presença do rei a rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a sua beleza, porque era formosa à vista. (...) Havia então um homem judeu na fortaleza de Susã, cujo nome era Mardoqueu. (...) Este criara a Hadassa (que é Ester, filha de seu tio), porque não tinha pai nem mãe; e era jovem bela de presença e formosa”.
(Trechos do Livro de Ester – Bíblia ACF)

Falar da Rainha Vasti e da futura Rainha Ester é como falar de duas ferraris, ou duas porsches. É como falar de duas coisas iguais. Todavia, uma dá errado e a outra dá certo (Et 1. 11; 2. 7).

O fracasso de Vasti é anunciado no que Ester tem ao seu favor. Isso é, um ‘tio’ chamado Mardoqueu (2. 5). Ele é introduzido na trama, como um ‘copo de bar’ entre finas taças de cristais de um elegante restaurante francês. Uma ‘tiririca do brejo’ entre flores de um bem desenhado jardim holandês. Um ‘Gurgel Br-800’ entre Lamborghini’s 350 GT.

Todavia, a beleza do texto não aponta para o exterior de Vasti e Ester, mas para o coração de Mardoqueu. Sua ausência é a razão da queda de Vasti e da posterior ascensão de Ester (Ec 10. 10b).

NÃO TER UM TIO COMO MARDOQUEU, é como ter uma bike e não ter ciclovia. Ter uma prancha e não ter um mar bravio. Ter uma Apollo 11 e não ter uma lua para aterrissar. Ter uma caixa de bombom, um buquê de flores e não ter um amor. Ter um emprego público e o PMDB governando o seu estado (10. 3).

A história de ‘Ester’ tenta nos ensinar que pra além da beleza existem coisas que fazem uma diferença real em nossas vidas! E o ‘Tio Mardoqueu’ é uma das principais! Talvez, você esteja se dizendo que você não tem um ‘Tio Mardoqueu’. Mas existe um que é melhor que o ‘Tio Mardoqueu’! Seu nome é Jesus Cristo! (Mt 12. 42c)

Como o ‘Tio Mardoqueu’, Jesus parece agora não ser bonito. Mas é Ele que definirá se seu futuro vai ser de Vasti ou de Ester! (Hb 9. 28)


Ney Gomes - 2017. Twitter@neygms
“Teólogos escrevem sobre Deus. Mas quanto aos poetas, só Deus sabe!”


Postagens mais visitadas