Estudo - O Propósito e as Virtudes Teologais.



AS VIRTUDES DE UMA VIDA COM PROPÓSITO.
Por Ney Gomes – Twitter@neygms

“Esperei com paciência no SENHOR... “ (Salmo 40. 1)

A vida acontece sob ações e as ações para serem efetivas precisam de virtude (Hb 12. 1). Esperar faz parte da vida, é um processo inevitável contido dentro dela. Mas com virtude, ela acontece sem provocar danos. Uma vida sem virtude é uma vida cujo propósito está sempre em risco. Daí as violências, injustiças, descasos e abusos tão comuns na história dos homens.

Para revestir a igreja de invencibilidade (I Ts 5. 8), Deus Pai nos doou Suas próprias virtudes, na teologia, chamadas de teologais (teo + logos = conhecimento de Deus), que são: Amor, fé e esperança. Marca inconfundível da vida da igreja e daqueles que de novo nasceram! Fé, esperança e amor são nomeadas "virtudes teologais" porque são as mais importantes características da vida cristã (Rm 5. 1-5/ I Co 13. 13). Delas, dependem as virtudes cardeais/morais. No catecismo católico delas é dito: “As Virtudes Teologais têm como origem, motivo e objeto imediato o próprio Deus. São assim o penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades humanas. Fundamentam e animam o agir moral do cristão, vivificando as virtudes humanas”.

Conheça e Compre! Meu 1o. LIVRO.
Direto da Editora - AQUI


Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, 
estes três, mas o maior destes é o amor”. 
(I Co 113. 13 – ACF)

As virtudes teologais estão a nossa disposição como uma ferramenta que nos ajuda a não nos afastar do propósito que para nós Deus estabeleceu em Cristo. Elas estão intimamente ligadas a Obra de Restauração de Cristo por nós na Cruz, que são restauração da identidade (pela virtude do amor), do propósito (pela virtude da fé) e do destino (pela virtude da esperança).

No tocante ao propósito, assim podemos descrever sua importância:

1.      AMOR – O amor nos permite controlar a qualidade de nossos relacionamentos. Jesus permaneceu em silêncio frente a sandice de Herodes, deu bom testemunho diante de Pilatos. Estevão, na hora de sua morte abençoou seus algozes (At 7. 60). O pr. Custódio Rangel, meu pastor que hoje dorme no SENHOR (que falta que ele nos faz) dizia aos pastores no SEPALI em 2001, que não existe pessoa difícil, o que existe é crente que ama pouco. Ele citava Rm 5. 5 e dizia que não se deve pedir mais amor, mas sim, vivencia-lo! O amor nos ajuda a controlar o poder que as pessoas terão sobre nosso coração e emoções.

2.      – A fé nos permite controlar a qualidade da espiritualidade que vivemos diariamente. Nem tudo o que é espiritual é bom e nem tudo o que há dentro da igreja é de Deus! É João que diz: “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” (I Jo 4. 1). O que vem de Deus é bom e tem a cara dEle (Pv 10. 22). O satanás se transforma em anjo de luz e no inferno há muitos demônios que são bonzinhos e dizem verdades (II Co 11. 13- 15/Lc 4. 41). E a fé (em Cristo) nos ajuda no trato com aquilo que no mundo espiritual não é de DEUS. Paulo nos alerta do cuidado que precisamos ter com as profecias (I Co 14. 29- 33). Do perigo que um erro desses representa para a vida da igreja que é a peça moral mais importante para o mundo: “Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade(I Tm 3. 15).


3.     ESPERANÇA – A esperança é a virtude que não nos permite ser confundidos pelo poder das circunstâncias. Seu poder é perfeitamente descrito por Isaías“Porém Israel é salvo pelo SENHOR, com uma eterna salvação; por isso não sereis envergonhados nem confundidos em toda a eternidade” (45. 17; 49. 23). O exercício de algumas atividades humanas precisa de virtudes. Esperar por algo importante talvez seja a mais importante delas! Por vezes, queremos que algo mude para acreditarmos, outras, não! Mas o evento maior pelo qual esperamos depende apenas de Deus e não das circunstâncias e suas variações. Sobre tais condições de circunstância Pedro diz: “Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação” (II Pe 3. 4). É por causa da esperança que nós não nos movemos de nossa fé em Deus, ainda que tudo mude ou permaneça como antes. Ela é a mais poderosa virtude no que diz respeito a nos manter desconectados das coisas dessa presente realidade (I Tm 6. 17). Santo Agostinho disse sobre esse poder: “O desejo é a sede da alma. A esperança é o alívio do desejo”.

Por fim, as virtudes cumprirão seu papel e desaparecerão (I Co 13. 8). Mas São Paulo diz que o amor não! O amor permanecerá! Pois Deus é amor e onde há relacionamentos, é preciso que Deus esteja presente! É preciso que haja amor!



08 de Agosto de 2018. 
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10






Comentários

Postagens mais visitadas