PEQUENA NOTA SOBRE SANTIDADE. 2/10

 

PEQUENA NOTA SOBRE SANTIDADE.

 

"Em favor deles Eu me santifico"...  (João 17. 19ª – NVI).

 

 

Apesar de ler desesperadamente o Evangelho durante os primeiros anos de minha conversão havia coisas que eu não conseguia entender. E não era por falta de pesquisas e interesse. Acho até que as definições teológicas me atrapalhavam um pouco. Foi assim com a passagem que descreve a oração sacerdotal de Jesus em João 17. 19. Sabia quem era Jesus, sabia o que era oração e sabia o que era principalmente santidade. Em Grego, Hebraico e no Aurélio, mas, era difícil naquele tempo entender por que alguém sem pecado tem que se santificar. E como se santificar se você é o próprio santo de Deus (Lc 1. 35).

Aí, em um culto jovem durante uma ministração de louvor, com uma simples frase tudo foi esclarecido e eu recebi um dos conhecimentos que iriam transformar a minha vida.

Como um homem autêntico Jesus abriu mão do que ele poderia fazer para que outros pudessem ser beneficiados. Quantas coisas Ele poderia ter feito para o Seu prazer e não fez. Ele tinha amigos, lugares para visitar, desejos e coisas das quais queria expressar opinião. Tudo lhe era lícito, mas, Ele não buscou o seu próprio bem (I Cor 10. 23/Rm 12. 2).

A igreja histórica nos ensina a "santidade negativa", isso é se afaste do pecado, do mal, do mundo, da realidade! Mas, Jesus nos ensina a "santidade positiva", que quer dizer, se envolva com o fazer o bem, se preocupe intensamente em edificar e invista todos os seus desejos e potencial nisso (Dt 6. 5/Gl 2. 10). A obra de Deus (Opus Dei) sofre até hoje com os sacerdotes e levitas que querem se santificar a exaustão (Lc 10. 30- 37), mas, graças a Deus existem ainda os samaritanos que são bons e santos. Santo é alguém que pode transformar o mundo simplesmente por suas escolhas (Is 6. 8/Lc 10. 33 e 42).

 

Ney Gomes (texto ampliado) – Final de 1998.

http://graosdeentendimento.blogspot.com



O jeito mais fácil de manter a sua lista de amigos sempre em ordem! Organize seus contatos!

Comentários

Postagens mais visitadas