A MELHOR DEFINIÇÃO DE IGREJA.



melhor definição de igreja.

"Estás bem ciente de que todos os que estão na província da Ásia me abandonaram, até mesmo Fígelo e Hermógenes. O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porquanto, muitas vezes, ele me abençoou com ânimo e não se envergonhou por eu estar preso; pelo contrário, assim que chegou a Roma, procurou-me com persistência até me encontrar".
(II Tm 1. 15- 17 – B. King James).

A melhor definição de igreja não passa de duas ou três pessoas. Pois, quando você precisar da igreja é mais ou menos essa quantidade dela que vai se manifestar. Salvo é claro, nos casos de falecimento. Mas, é bom que seja assim, pois dessa forma você saberá que o manifesto é verdadeiro.
Ao sermos apresentados à teologia sistemática, logo nos deparamos com suas definições à luz das Escrituras. Igreja local, universal, visível, invisível, perdida, militante e triunfante. O povo chamado para fora.  Entretanto, a melhor definição é aquela que criamos quando precisamos dela. E geralmente será essa a definição que você apresentará aos seus amigos e familiares. 
Pode ela ser grande, média ou pequena. Sua finalidade mesmo é ser funcional. Jesus não exigiu que ela tivesse um tamanho exato [Ex 25. 8, 9]. Exigiu sim, que independente de seu tamanho, ela fosse uma provocadora de mudanças [Mt 16. 18]. Se eu estivesse errado em minhas afirmações, Paulo não estaria se lamentando de em momento tão importante de sua vida ser abandonado.
Mas, Paulo sofreu sim o carinho da igreja em seus últimos dias e isso veio por meio de Onesíforo, que foi verdadeiramente igreja do SENHOR. No caso do velho Apóstolo, o número que define igreja poderia ser um pouco maior, por conta é claro, dos anos em que se dedicou a descobrir e revelar a sua presença entre nós. Mas, também não me impressiona que ele esteja se lamentando. Pois igreja de verdade é uma só para todos, e em todos os tempos.
E se já era assim com ele, significa que de fato a igreja que herdamos é a igreja do Senhor Jesus. Pequena em essência, mas, poderosa em presença [Mt 9. 35- 38]. Então, arme-se com esse pensamento: Quando você precisar "mesmo" da igreja, seja ela de qual tamanho for, no fim só poderá contar com sua melhor definição. E meu desejo sincero é ser um dos tais.

Ney Gomes – 07/08/09.
"Muitos são chamados para fora; mas, poucos são os que saem".



Comentários

Postagens mais visitadas