Devocional - Procurando Barulho.

"PROCURANDO BARULHO".

 

"E Jesus foi sentar-se em frente ao local onde eram depositadas as contribuições financeiras e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de coleta de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias. Foi então que uma viúva pobre se aproximou e depositou duas moedas bem pequenas, de cobre e, portanto, de bem pouco valor. E chamando para perto de si os seus discípulos, Jesus lhes declarou: "Com toda a certeza vos afirmo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os demais ofertantes".

 

(Trechos de Mc 12. 41- 43 – KJA).

 

O mal somente se movimenta quando o coração está parado. É isso o que Jesus quis dizer aos seus discípulos quando diante do gazofilácio. Talvez, Lutero diante de um ninho de pássaros, em uma árvore qualquer, tenha tido o mesmo pensamento. Certa vez ele disse que um passarinho pode pousar em sua cabeça, mas não pode se aninhar. Ora, a pergunta é: Qual ave faz ninho em galho que balança?

 

É verdade! Sentado ali, Jesus viu durante muito tempo só o que nunca lhe interessou: Dinheiro. Mas, o lugar era apropriado para procurar corações em movimento. Pois coisas como gratidão, reconhecimento, adoração e obediência, costumam quase sempre fazer vibrar; mover um coração. Todavia, tristemente o Mestre percebeu que as motivações ali, engessavam ainda mais o coração do povo. Não foi por acaso que Ele mandou Seus discípulos terem cuidado com os mestres e escribas da lei (v. 38). Eles faziam o povo ter motivações erradas, colocando em estado completo de inércia o coração das pessoas.

 

A viúva não sabia, mas sua pobreza havia livrado ela das piores influências. Pois com freqüência os escribas estavam com pretexto de oração, indo atrás daquelas que possuíam certas condições. Mas não para orar, e sim, devorar suas dispensas e talvez conseguir um algo a mais. Isolada por sua pobreza extrema, recorreu a Deus em seu coração, que ouviu as sua preces, suprindo assim suas carências. Em sua crença foi ao templo ofertar. Não era muito, mais era seu tudo, sua total gratidão e dependência.

 

Com o menor dos movimentos um coração faz um tremendo barulho. Foi assim que Deus encontrou Davi entre as ovelhas. De coração agitado, Davi parecia aos olhos de Deus um chocalho. Pelos ruídos do coração, Deus também achou Moisés, Amós, Eliseu, Elias na caverna. No caso da mulher com fluxo de sangue, como ela poderia esconder aquele coração barulhento como um sino? O profeta Samuel olhou para o irmão mais velho de Davi e pensou: Esse homem enorme é o escolhido do Senhor. Mais Deus só viu um grande silêncio dentro dele.

 

Não sei bem o que Deus tem ouvido de minha geração. Mas sei que esses dias não se parecem com "uma orquestra". Mas torço de verdade para que não sejamos todos juntos, algo parecido com uma dupla sertaneja. Pois muitos são os que tocam, e poucos, os que são ouvidos.

 

Que Deus nos salve dessa selva de pedra!

 

 Ney Gomes.
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas