Mosaico Davi - A Invenção do Visiocardiograma, por Eliabe.

Mosaico Davi. 
A Invenção do Visiocardiograma.

"Quando Eliabe, o irmão mais velho, ouviu Davi falando com os soldados, ficou muito irritado com ele e perguntou: "Por que você veio até aqui? Com quem deixou aquelas poucas ovelhas no deserto? Sei que você é presunçoso e que o seu coração é mau; você veio só para ver a batalha".
(I Sm 17. 28 – NVI).

Nem sempre as melhores pessoas representam o que Deus pensa. Veja o caso de Eliabe, irmão mais velho de Davi! Certamente seu nome despontava como primeiro da lista, numa nova geração de líderes em Belém. Sua família era anfitriã de profetas e entre seus homens não havia covardes (17. 13). Quando a guerra tivesse fim, Eliabe o primogênito, retornaria e cumpriria seu papel de líder em casa e em Belém. Eliabe tinha presença e facilmente, se o quisesse, poderia se passar por rei (16. 6). Admirado por Jessé, seu pai, Abinadabe, Samá e todos os outros irmãos e irmãs.

Mas foi Eliabe o que disse que Davi tinha um coração mau. O homem que imprimia com facilidade suas opiniões na comunidade e que tinha como válido seus comentários, de Davi falou tal coisa. As pessoas poderiam repetir com segurança uma coisa dita por Eliabe, sem medo de repressões, afinal, Eliabe foi quem disse primeiro!

Mas Deus dizia que Davi era segundo "Seu coração". Então na visão de Eliabe, Deus era mau e bisbilhoteiro (17. 28). Precisamos nesses dias, de tomar muito cuidado, pois uma geração de "Eliabes" tem afundado – com nosso consentimento – a cabeça de uma geração de "Davis" na lama. Ser respeitável não é requisito suficiente para emitir opinião sobre coração alheio. Temos de ter consciência, que com um bom nome, o máximo que as pessoas podem fazer é política e negócios. Para as demais opiniões sobre a alma humana, existem os Evangelhos, e um Homem, que de fato, vê o coração por dentro e não só a "brevidade" das aparências. Às vezes, estamos rotulando de bisbilhoteiros os que foram chamados por Deus para ver, sentir e resolver! (17. 32)

Jesus não foi tão "vistoso" como Eliabe, mas acha que um pouco de amor faz nobreza nos homens! (Lc 16. 7)


Ney Gomes.
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10


Comentários

  1. Ney,
    Recebi esse post no e-mail e refleti muito sobre o tema.
    Que Deus continue te dando sabedoria e inspiração para que a palavra do Santo Deus de Israel seja disseminada à todos e que Sua volta seja breve!
    Nos visite na Assembleia Central de R.O (Dignus Est) quando puder. Vamos compartilhar e louvar ao Senhor junto com o Pastor Celso.
    Grande abraço,
    Jefferson

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas