Devocional - O Diálogo da Luz (At 12).







O Diálogo da Luz.

“E estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do SENHOR, onde estava a arca de Deus, O SENHOR chamou a Samuel”.
(I Sm 3. 3, 4 – ACF)         

      A luz é o primeiro diálogo do Criador. Quando nada ainda existia, a luz veio para nos trazer vida (Gn 1. 3). A luz é o que dá forma aos nossos sonhos; é o que preenche o nosso interior de significado divino. Como Herodes, houve um homem chamado Eli, ele permitiu ser cooptado pela escuridão (I Sm 3. 2). Permitiu que seus filhos espalhassem seu poder por Israel; na vida do povo! No entanto, toda a escuridão tem seu fim com o diálogo divino (Gn 48. 3).

1Sm 3:3 “... Antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do SENHOR”...

Antes que Israel mergulhasse sem chances de voltar, no abismo da escuridão, antes que não houvesse mais esperanças; antes que a luz do castiçal do templo se apagasse, “O Eterno” surgiu (I Sm 3. 3). A profecia verdadeira; na vida de homens santos representa uma luz aos povos (Sl 119. 105/Jo 8. 12). Nenhuma nação pode ser guiada por Deus sem o “diálogo com divindade” (Gn 12. 1/Pv 29. 18).

Sl 119:105 “Lâmpada para os meus pés é tua palavra”...

A escuridão promove um vazio silencioso que dá origem ao isolamento (Pv 18. 1). Somos menos divinos e menos humanos sem diálogo (Jo 12. 46). “Antes que o castiçal se apagasse” significa que Deus só se expressa na luz e que a luz é a Sua verdadeira expressão e natureza. Deus estabeleceu com Samuel uma conversa e a Sua Palavra seria vida para Israel. Por essa mesma razão, Davi, era chamado de lâmpada em Israel (II Sm 21. 17). A luz nasce do diálogo entre Deus e os homens! A luz é o produto do Seu amor; de Seu interesse por nós!

Jo 1:4 “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens”.

A escuridão de Herodes encontrou seu fim no amoroso interesse de Deus por Sua igreja (At 12. 24). Não há escuridão que resista a luz; ao diálogo com “O Eterno”. O diálogo é a luz mais poderosa produzida pela igreja (Mt 16. 15- 19; 28. 19, 20).


Ney Gomes. 20/10/2015
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10
Twitter@neygms

Comentários

Postagens mais visitadas