Devocional - O Silêncio da Luz (At 12).




O Silêncio da Luz.

“... E chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade”. (At 12. 10 – NVI).

Portas podem servir de grande obstrução para os diálogos (Ap 3. 8). Numa imagem profética vemos o Cristo batendo na porta de uma humanidade que não entende o valor da luz; do diálogo (Ap 3. 20). Com Noé, Deus nos mostra o quão terrível é quando Ele decide não mais dialogar. Assim que a porta da arca é fechada, Deus interrompe seu diálogo com a humanidade. E o resultado disso, foi o fim daquela geração, com a fauna e flora que a sustentava (Gn 7. 16).

“... Daquele que vos convocou das trevas para sua maravilhosa luz”. (I Pe 2. 9)

Todavia, o Diálogo da Luz não pode ser interrompido senão por Si mesmo. Desde à queda de Adão, o satanás se esforçou para fechar e obstruir todas as portas que poderiam oportunizar ao homem um conhecimento da Divindade verdadeira. Jesus reconhece seus esforços em sua conversa com Pedro. Reconhece também a inutilidade de suas ações diante do papel da igreja. Cristo faria de Pedro o Seu representante num novo diálogo com os homens! Para isso, lhe daria o “poder da luz”, isso é, as chaves do Reino de Deus. De posse desse novo diálogo, as portas do inferno não poderiam mais provocar silêncio (Mt 16. 18, 19)

“Mas Pedro continuou batendo e, quando abriram a porta e o viram, ficaram perplexos”. (At 12. 16)

Na parábola das virgens não há diálogo com quem deseja e ama a escuridão (Mt 25. 10). Herodes pensou que colocando Pedro atrás de um grande portão, poderia assim, interromper o “Diálogo da Luz”. Ora, a Luz não pode ser silenciada, senão, pelo Seu próprio desejo (Jo 10. 18). Não é de se admirar que Pedro, ao ser milagrosamente liberto da prisão, tenha que ainda insistir para que a porta da igreja (comunhão) lhe seja aberta. Às vezes, nem mesmos líderes experientes, cheios de luz, conseguem encontrar diálogo facilmente com suas comunidades (I Jo 2. 8). Devemos em todo tempo nos esforçar para que não haja “silêncio” em nós, isso é, escuridão (Gn 3. 9). Mais do que nunca, o mundo precisa de “diálogo”.


Ney Gomes. 24/10/2015
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10
Twitter@neygms

Comentários

Postagens mais visitadas