O Lápis Que Amava as Borrachas (Pv 27. 17).




O LÁPIS QUE AMAVA AS BORRACHAS.

E estes foram os chefes dos poderosos que Davi tinha, e que o apoiaram fortemente no seu reino, com todo o Israel, para o fazerem rei, conforme a palavra do SENHOR, no tocante a Israel”. (I Cr 11. 10 – ACF)

Ocupação principal da sabedoria popular, a ‘amizade’ e o sucesso que elas podem provocar na vida, tem sido alvo de investigação contínua das culturas (Pv 22. 24, 25). Davi, quase um mestre nessas investigações, deu ao seu filho Salomão o fruto do seu trabalho, que registrou o sucesso de seu pai em alguns ditados, entre eles: Como o ferro com ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo”. (Pv. 27. 17)

As amizades têm o poder de determinar por quanto tempo uma qualidade nossa continuará sendo fundamental para o nosso sucesso e o de outros (Pv 13. 20). Há lápis fazendo mais amizades com borrachas do que com apontadores. O resultado disso, é uma vida sem registros significativos. Tente amolar uma faca com uma ‘esponja de limpar pratos’! Tiago (3. 8) diz que temos coisas em nossa natureza que são insolucionáveis. E que o único jeito para se livrar delas e ter por perto quem nos seja capaz de acusar sua presença. Apenas algo de natureza sólida pode aperfeiçoar a lâmina de uma faca.

O atrito provocado por uma amizade verdadeira é bem vista em todas as culturas. O valor de um verdadeiro amigo é incalculável. Assim diz o Rev. Hernandes Dias Lopes em seu comentário de ‘Provérbios”: “As feridas feitas pelo amigo são melhores do que a bajulação do hipócrita”. (Ed. Hagnos, pág. 556). Um cavalo de jóquei não deveria ser amigo de um ‘pangaré’. Os copos descartáveis jamais saberão o cuidado que uma taça de cristal deve ter consigo mesma! E para as devidas providências devemos definir o que somos nessa vida!

Compre meu 1o. LIVRO
Direto da Editora. AQUI

O que o escritor sagrado quis dizer é que suas amizades vão determinar por quanto tempo você se manterá útil (Pv 20. 19). Se suas qualidades serão excepcionais ou ridículas com o passar do tempo. Um amigo fiel é alguém que conserva as nossas melhores características, quer pelo elogio ou pela crítica. Jonh Crotts em seu comentário de ‘Provérbios’ diz: “Se você quer afiar suas habilidades em viver a vida, deve aprender a amar os seus críticos”. (Homens Sábios. A Sabedoria de Provérbios Para Homens - Ed. FIEL).  E é claro, se eles forem seus amigos, amar fica ainda mais fácil.

Mas há sempre, os que desejam desafiar a sabedoria milenar e fazer amizades com quem nada lhes acrescenta. O resultado disso, é uma sociedade ocupada por funções realizadas com mediocridade. Pais, Líderes, Pastores, Professores, Políticos e etc. Facas que Garfos e Colheres não poderão jamais confiar para um excelente trabalho em conjunto.


Ney Gomes – 10/09/2018 – Twitter@neygms.
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo". 1 Timóteo 4.10




Comentários

Postagens mais visitadas