I João - Cristandade Simples (13).





EM 20 MINUTOS TUDO PODE MUDAR!

“Quanto a vós outros, zelai para que aquilo que ouvistes desde o princípio permaneça em vossos corações. Porquanto, se o que ouvistes permanecer em vós, de igual modo permanecereis no Filho e no Pai”. (I Jo 2. 24 – KJA)

Minha melhor definição de anticristo é de alguém que não se preocupa com a comunhão e suas implicações. Quando algo nos relacionamentos dá errado, ele vai embora; não têm vínculo emocional-afetivo com ninguém. Como disse na introdução, essa é a marca principal do anticristo; uma segurança íntima de não prestar contas a ninguém de suas ações. A última hora da qual fala João é marcada pelo aumento desse tipo de atitude e sentimento (3 Jo 9- 11).

Um parasitismo marca as advertências de João. Ora, se não eram dos nossos e estavam em nosso meio, o que faziam? Sugando. Extraindo uma vida que não conseguem produzir por si mesmos (2 Tm 3. 7). O escritor de Provérbios nos ajuda a compreender gente assim ao nos dizer que a sanguessuga tem duas filhas, a saber, ‘Me dá’ e ‘Me dá’ (30. 15). Outra marca indelével dos anticristos é a insatisfação. A simplicidade e singularidade do Evangelho não lhes produzem contentamento (2 Tm 2. 16- 18). O Pai, o Filho e a comunicação do Espírito nunca lhes são o bastante. João não quer aumentar a fome dessas pessoas por novidade e declara que o que diz, é aquilo que foi dito no princípio; coisas das quais todos pelo tempo já conheciam [2. 7]. Quem nega a simplicidade do Evangelho, nega a solução de Deus para o pecado; a saber, Cristo.


Por que surgem todos os dias inúmeras descobertas espirituais, é que podemos perceber como estamos cercados de anticristos (v. 21). Em todo momento eles saem; ora para abrir uma “nova” igreja ou se filiar a uma nova outra. Estão sempre atrás de uma nova verdade ou dizendo que descobriram uma. O Evangelho é para produzir vida e não novidade. Recentemente (isso foi escrito perto de 2009) um pastor descobriu o que estava escrito no livrinho que João comeu em Apocalipse 10. 8. Ele escreveu um livro sobre isso, e pior, muita gente comprou! Anticristos não são essencialmente líderes, mas encarnam a maioria, e a melhor forma de se definir um, é por sua constante troca de mensagens e modo de vida (v. 26).

Deus é dúctil como o ouro; Já que Ele se fez homem, eles fazem dessa sua maleabilidade dinheiro, fama e poder. Transformam Deus em coisas que eles podem comer, vestir e usar (Fl 3. 19). E para eles não há novidade nisso; os Apóstolos é que não sabiam apertar as teclas certas. Por conta disso, eles não são mentirosos, os Apóstolos é que eram ignorantes (Ef 2. 20; 3. 5).

Ney – Verão. 09 de Fevereiro de 2011.

"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo". 1 Timóteo 4.10


Adicionais 2016 – Alguém só pode se revelar ‘anti’, se um dia foi ‘pró’ (2. 19).

Comentários

Postagens mais visitadas