I JOÃO - CRISTANDADE SIMPLES (24 /25).

Imagem extraída da internet.

A VERDADE DA CELEBRAÇÃO.

“Este é aquele que veio por intermédio de água e sangue, Jesus Cristo; não apenas mediante a água, mas por água e sangue. E o Espírito é quem dá testemunho, porquanto o Espírito é a Verdade”. 

(I Jo 5. 6 – KJA). 

Qualquer pessoa que creia que o Cristianismo é um sonho, uma utopia, cai de cara no fim de tudo, nessa poça de sangue e água!

 João possui palavras poderosas de esperança e ensino, mas também, memórias cheias de dor e sangue. Todavia, elas são para ele, a certeza de que tudo o que se crê é verdade. É bem capaz de que tanto sangue e água tenham lhe caído sobre o rosto. Se foi assim, sua fé é tão tangível como a fé de Tomé que tocou nas feridas do Mestre. As lágrimas de uma mãe também davam testemunho de que tudo aquilo era verdadeiro. Sensações como essa não são esquecidas jamais. Um dia de chuva, o lavar do rosto pelas manhãs, coisas desse tipo levavam as memórias de João de volta àquele dia.


Por causa de quem Jesus é podemos celebrar a vida (sangue), os relacionamentos (água) e a vitória (Espírito) daquele dia. O objetivo de João ao trazer aquele momento de tão longe ao presente, é o de assegurar que a fé Cristã não é fundamentada em fábulas engenhosamente inventadas. Mas na vida, sangue e obra de um Homem. O Sacro Escritor de Hebreus (a meu ver) cita esses três elementos ao falar sobre a perseverança na prática da comunhão em sua homília (10. 19- 39). Por causa de quem Cristo é e do que fez, é que podemos celebrar a aproximação com “aquele dia”. Jesus é o “novo e vivo caminho”, concedido por Deus Pai, que rasgou o véu por intermédio do corpo de Seu filho. Dessa forma, podemos nos aproximar de Deus com coração sincero (coisa limpa), em busca de um relacionamento real. Fazendo tal coisa de mente e coração lavados. Manifestando em todo o lugar o conhecimento de nossa esperança. Pois sabemos que o mundo jaz no maligno, e que mediante a Cruz, ele em nada sofreu alteração (2 Pe 3. 4). No entanto, para os que creram em Seu nome tudo mudou, de dentro para fora e de fora para dentro (Gl 6. 14/Cl 2. 20).

 

Ney – Verão. 09 de Fevereiro de 2011.

"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo". 1 Timóteo 4.10


BIBIOGRAFIA.

Bíblia Anotada, Ed. MC.

Bíblia NVI, Ed. Vida.

Dicionário Bíblico Universal, Buckland. Ed. Vida.

Dicionário VINE, CPAD.

Edição Católica Pastoral, Ed. Paulus.

NT com vocabulário, SBB.

NT Interlinear grego/português, SBB.

NT King James Atualizada, Ed. Abba Press.

 

Comentários

Postagens mais visitadas