Devocional Josué. A Conquista do Céu (02).

 


O Lugar E A VEZ DA OBEDIÊNCIA.

(Seu papel na conquista do Reino).


“Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou...”

“Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno”.

(Js 1. 7 /Jo 15. 14 - NVI).

 

            Nem sempre somos corajosos, mas não podemos deixar de ter coragem, nem sempre amamos, mas não podemos deixar de ter amor (II Cor 4. 8, 9). E o que falar de outros sentimentos tão importantes, mas nem sempre tão requisitados em seu uso. Abraão de servo passou a ser amigo de Deus, mas nunca a obediência deixou de ter lugar em sua vida. A obediência tem papel fundamental nas promessas divinas. Ela é o gatilho que dispara todo esse processo. Mas depois de um tempo, ela dá lugar a confiança, então passamos a nos relacionar com Deus por confiança e não por obediência. As Escrituras dão testemunhos disso quando afirmam que Abraão se tornou amigo de Deus (II Cro 20. 7/Is 41. 8/Tg 2. 23). A obediência exerce papel sem igual na conquista do céu, porque conquistar no Reino tem mais haver com obediência do que com conhecimento (Is 1. 19/Jo 15. 14, 15).

         Josué passou bastante tempo de sua vida obedecendo às determinações de Moisés, e de certa forma ainda o faria através de seus ensinos. Ele não conhecia Deus como Moisés, mas estava disposto a obedece-lo com todo seu coração. Não se conquista nada do Reino sem obediência. A paz da qual nós que somos salvos desfrutamos é fruto da obediência de Jesus (Is 53. 5/Ef 2. 14a). Àquela hora era a hora de ser forte, corajoso e obediente. Jesus afirmou em meio a uma geração incrédula e corrupta ser o único a conhecer o Pai, mas no plano de salvação o que contou foi sua obediência incondicional. Obedecer é a única estratégia para conquistar a paz dos Céus, e é isso que nos ensina os maiores conquistadores da Bíblia (Hb 5. 7, 10). Na vida paz é fruto do Espírito, mas no Reino paz é fruto da conquista: “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (Jo 16. 33).

 

 

Ney Gomes – 4º Trimestre de 2005.  Twitter@neygms

"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10


Comentários

Postagens mais visitadas