Série Filipenses (2002) - Conversa de Amigos.

----- Original Message -----
From: Ney Gomes
To: cei-icarai@yahoogrupos.com.br
Sent: Friday, June 14, 2002 10:50 AM
Subject: >>Cei-Icarai<< para o fim de semana.

Corrigido levemente em 06/03/2021.


CONVERSA DE AMIGOS.

Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas
estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade (Fil 4: 12 - ACF) 

Existem coisas que só se compartilham com os melhores amigos! 

É que a amizade verdadeira pede pouca explicação e quase nenhuma desculpa. Mas também não é só isso, você sabe que eles entenderão o que fala, porque te conhecem e te respeitam (vs. 10, 11). 

E é esse tipo de relacionamento que o Apóstolo Paulo tem com os Filipenses. Ele tem enorme afeto por eles e seu coração está repleto de segredos maravilhosos que ele anseia em revelar. Mas não como um mestre que era!, e sim como um amigo. Pelas poucas vezes que leio a Bíblia, percebo que só duas coisas fazem Paulo falar sobre sua vida pessoal: 

A primeira são as mentiras sobre seu ministério, como em 2 Coríntios. E a segunda são os relacionamentos, como nas cartas pastorais ou por um grupo, como em Filipenses. E nós estamos diante da última. 

Nas linhas seguintes Paulo vai nos revelar algo mais precioso que o ouro: o segredo de seu ministério (correção, do seu bem-sucedido ministério). 

O que acontece não muito raramente é que nós, de uma maneira geral, vivemos uma fé circunstancial (em todo o poder de seu sentido). E as circunstâncias como sabemos, variam muito, do muito bom ao muito mal, e isso, as vezes em questão de segundos. O que Paulo está dizendo aos Filipenses, é que ele aprendeu, a não colocar seu coração nas circunstâncias, do tipo:Ter namorado (a), não ter namorado!

Ter dinheiro, não ter dinheiro!

Ser popular, ser anônimo!

Ser saudável; ser enfermo/doente.

 

As influências das circunstâncias não alteravam seu humor e nem seu compromisso com Cristo. Hoje, nós vivemos numa sociedade (concorde comigo, de veneta!): Se chove, não vai a igreja, mas se faz sol, está muito quente.

Se larga o namorado (a), está triste demais para ir ao culto de oração. Caso contrário, não vai por que não pode deixa-lo (a) sozinho.

Se está sem trabalho, não tem o dinheiro da passagem. Mas se tem, não vai por que o pastor só fala em dízimos e ofertas (o que não nos falta é exemplos para citar). 

A última igreja se comporta como um homem que molha o dedo, e levantando-o, busca saber o caminho do vento, para saber que direção seguir (leia Ef 4; 14).

Antes que o diabo adoeça seu coração, ele precisa encontrá-lo, e quem coloca o coração nas circunstâncias ou nas pessoas, só está poupando o diabo do trabalho de procurar. Paulo foi um mártir vivo (com todo o poder de seu sentido etimológico) do cristianismo. O que ele sofreu é indizível, mas por quê sua vida serve até hoje de inspiração para muitos? Simples, seu coração estava além das circunstâncias! Logo, por mais inevitável que fossem os fatos (e eu entendo fatos, como o resultado das circunstâncias), elas não o afetavam. 

Seu coração, sua vida, sua alma, eram de Cristo (Gal 2; 20). E Ele (Cristo), é um verdadeiro Fato (Hb 13; 8). Por mais que uma circunstância fosse forçosa, ele jamais iria sucumbir, pelo contrário, elas seriam minimizadas, pois afinal, Paulo podia todas as coisas naquele que o fortalecia (por isso ele dizia, "cada dia morro", e isso não é expressão de exagero- 2 Cor 15: 31). Essa verdade lhe dava poder de movimentação, poder de amor, de comunhão. 

Como disse João: -"Maior é Deus que o nosso Coração". (I Jo 3. 20)

E Tiago: - "Que Nele não há mudança". (1; 17)

E Hebreus:-  "A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam". (11; 1)

E Paulo novamente:- "Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que não se veem... ".(2 Cor 4: 18 – Rm 8; 24).

 

Obs. Veneta, segundo o dicionarista, é um impulso repentino. Fato, como aquilo que é real.

Mártir (Nota de 2021 - que é um dom temporal do Espírito Santo), significa entre outras coisas, estar disposto a morrer pela fé.

 

 

Ney Gomes – 08/06/2002. - Twitter@neygms

"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10

#projetoFilipenses20anos 

 

---------------------------------------------------------------
Lista dos Jovens do CEI
Para mais informações: http://groups.yahoo.com/group/cei-icarai
Enviar mensagem:       cei-icarai@yahoogroups.com
Assinar:               cei-icarai-subscribe@yahoogroups.com
Cancelar assinatura:   cei-icarai-unsubscribe@yahoogroups.com
Proprietário da lista: cei-icarai-owner@yahoogroups.com
------------------------------------

Comentários

Postagens mais visitadas