Filipenses 2021 - Definições e Ambiente.

 

DEFINIÇÕES.

“Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”.

(Fil 4. 13) 

O versículo supracitado é um dos versículos que mais dão publicidade a Bíblia. Mas é também, um dos mais mal compreendidos do NT. Nele, Paulo define 4 verdades que tornam a vida Cristã em algo poderoso! Sua profundidade exige de nós seriedade em sua observação. 

1.     DEFINIÇÃO DE IDENTIDADE“Posso”

Tem coisas que requerem condição para ser! Serviço Militar obrigatório é para homens, maternidade é para mulheres. “Poder” para Paulo fala sobre a condição exclusiva de ser adulto, sobre ter maturidade. Maturidade é condição única para se cumprir responsabilidades, é por causa dela que o coração adquire nível ensinável e capacidade de cumprir comando: “Não estejais inquietos por coisa alguma...” (v. 6ª). 

2.     DEFINIÇÃO DE MUNDO “Todas as coisas”

O Novo Nascimento traz um novo mundo, um novo estilo de vida! Nesse novo mundo – por meio da Palavra – nós decidimos o que podemos ou não. Se eu sei o que eu não posso, nas outras coisas eu posso tudo! “Nos EUA tudo é permitido, exceto o que é proibido. No Brasil tudo é proibido, exceto o que é permito”. A liberdade que Cristo nos deu tem a plenitude de seu poder naquilo que agora somos capazes de rejeitar e não aceitar como coisa natural. 

3.     DEF. DE RELACIONAMENTOS“Naquele/Em Cristo” 

  Todos estamos executando alguma política de vida. Na Parábola dos Talentos há 3 servos (Mt 25. 19). O servo de 5, de 2 e de um talento. Aquele com quem você mais se relacionasse, moldaria seu pensamento! Cristo era o mentor das políticas de relacionamento de Paulo (2. 5). Quem é o seu mentor? Somos a média das pessoas com quem mais vivemos, e é preciso mudar convívio para encontrar crescimento ou destruir políticas de vida fracassadas. 

4.     DEFINIÇÃO DE EXPECTATIVA“Me fortalece” 

   Saber o que esperar do outro é a coisa mais poderosa de um relacionamento! Tem gente que ama Jesus, mais não confia Nele para o seu futuro, a sua vida! “Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti”. (Sl 25. 3)

 

A vida Cristã é definida sempre pelo que se pode, e se eu sei o que eu não posso e não devo, nas outras eu posso tudo, por que Cristo é poderoso em tudo aquilo que de bom opera em nós! 

 

 

Ney Gomes – 14/11/2019. Twitter@neygms

"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10



Comentários

Postagens mais visitadas