#EMPATIA. Uma lição para o coração de Elias.

 


EMPATIA.

(Uma lição para o coração de Elias) 

“Eu tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para me tirarem (...). Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou.” (I Rs 19. 14- 18, trechos - ACF) 

Todas as pessoas têm suas próprias lutas, lutas essas que são apenas diferentes das suas. Portanto, não tente medir a guerra dos outros pelo tamanho da sua espada! Isso, resume a resposta de Deus para o profeta Elias, após seu embate com os servos de Baal. Um ensino para gerar cura em seu coração queixoso (I Rs 19. 14- 21). 

Não é porque você se sente sozinho, que isso é uma verdade. Imagine o susto de Elias, saber que 7 mil pessoas, ao seu próprio modo, serviam como resistência aos planos de Acabe, Jezabel e Baal. Não é porque você não vê algo, que isso não seja legítimo, de valor. 

Existem inúmeras maneiras de se fazer a vontade de Deus. E não desistir do que é certo é a PRINCIPAL delas. E com isso, Eliseu estava totalmente comprometido (vs. 20, 21). Ao enviar Elias a casa de Eliseu, o SENHOR espera que o profeta entenda que em lugares comuns, dentro do oceano de normalidade, tem pessoas vivendo sua fé corajosamente e de modo extraordinário. Elias entendeu que diferente não é menos e nem tão pouco de inferior valor! 

Empatia é uma lição que desce do próprio céu. Assunto investigado por nobres corações em todas as culturas e civilizações, de interesse do próprio Deus Criador de todas as coisas. Elias aprendeu com esse caso, mas se fosse preciso, ainda havia 6.997 vidas que poderiam ser investigadas. 

 

Ney Gomes – 04/11/2022.
“Tudo o que passou é experiência. O agora é relacionamento e o que está por vir é desafio”.


 

Comentários

Postagens mais visitadas