Devocional - Mistura Boa (João 3).

 

Jesus conversa com Nicodemos
imagem extraída da internet

NICODEMOS - MISTURA BOA.

“Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram”. (Hb 4. 2 – ACF) 

“E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. (...) Nicodemos, que era um deles (o que de noite fora ter com Jesus). (...) E foi também Nicodemos (aquele que anteriormente se dirigira de noite a Jesus)”.

(Evangelho de São João 3. 1 -7. 50 -19. 39)

O amor implica em interesse e o interesse sempre que possível acusa onde há amor. Porque é impossível que as duas coisas, separadas, possam ser consideradas verdadeiras.
 
A história de Nicodemos, príncipe de seu povo, nos dá uma excelente oportunidade de compreendermos a importância de termos amor e interesse acontecendo em mistura boa. O apóstolo João, único evangelista que escreve sobre Nicodemos, parece querer usar essa oportunidade para chamar a nossa atenção para essas duas coisas fundamentais para a vida Cristã.
 
Em seu cuidadoso relato, João deixa bem claro para o nosso entendimento que Nicodemos não se tornou discípulo de Jesus. Não podemos afirmar com certeza o que faltou de quantidade em sua mistura, mas durante o ministério terreno de Jesus, Nicodemos não se decidiu por se tornar seu discípulo.
 
Em João 3 nos é revelado o encontro secreto dele com Jesus. Não sabemos ao certo o que ele tentava proteger ao procurar Jesus à noite, mas podemos afirmar que isso existia dentro dele de igual quantidade com o seu interesse por aquele novo mestre e suas palavras. Em João 7, Nicodemos aparece novamente, incomodado com uma injustiça que quase cometeram contra Jesus. Mas o amor que ele pensa ter por Jesus é pouquíssimo frente a quantidade de amor pelo seu próprio status.
 
Novamente em João 19 ele surge em sua última aparição nesse evangelho. Algum tempo passou desde o seu primeiro encontro com O Mestre, mas o seu coração ainda era o mesmo. Nicodemos não havia conseguido se decidir por seguir Jesus com todas as suas forças. Apesar de suas citações não é dito sobre ele o que se escreve de José de Arimatéia, desse é dito: discípulo de Jesus!
 
Não sabemos e nem podemos dizer ao certo o que faltou para que Nicodemos assumisse decisão, Mas João encontrou oportunidade ímpar de nos alertar para esse risco, de viver, sem reunir o que precisamos para devidamente seguir Jesus! (II Ts 3. 14) Nicodemos manteve em seu coração certo amor por Jesus. Também tinha algum interesse por seus ensinamentos e postura, mas nunca em uma quantidade que produzisse “decisão”. E quantos hoje, não tem nessas quantidades, esse mesmo amor e interesse por Jesus? Mistura que nunca os tira do lugar e que nunca os levará a decisão alguma!
 
Nicodemos não tinha amor e interesse suficiente para dar a ele uma “nova decisão”. De Nicodemos muito é dito, mas nada é confirmado! E se nós não colocarmos atenção a essa mistura de amor e interesse, poderemos com louvor fazer parte dessa galeria de “Nicodemos”.

 

Ney Gomes – 07/04/2024 – Twitter@neygms.
Reflexões de uma Santa Ceia em CEI Barra.
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo". 1 Timóteo 4.10


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas