A CANÇÃO DOS AMIGOS APOSTÓLICOS.
A CANÇÃO DOS AMIGOS APOSTÓLICOS.
Ao menos duas grandes realidades das Escrituras
sempre pedem canções. Os milagres pedem canções. Não é difícil encontrar
hinos que exaltam os feitos extraordinários e poderosos de Deus. Desde os
tempos antigos, o povo de Deus canta os seus milagres.
Os relacionamentos também pedem canções. Quem nunca ouviu uma canção sobre os três amigos na fornalha ardente? Quem nunca cantou sobre os amigos no barco, atravessando o mar da Galileia ao lado de Jesus? A Bíblia, de modo geral, exalta o poder dos relacionamentos.
Entretanto, existe uma outra tríade de amigos muito pouco celebrada. Fala-se muito de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Fala-se muito de Pedro, Tiago e João. Mas pouquíssimos lembram da amizade e da parceria ministerial entre Timóteo, Tito e Tíquico, auxiliares, cooperadores e líderes apostólicos formados pelo apóstolo Paulo.
Na Bíblia, o número três possui um simbolismo especial. Jessé apresenta a Samuel seus três primeiros filhos (pelo nome) antes que Davi seja chamado. Ezequiel menciona três grandes intercessores — Noé, Daniel e Jó — que, naquele momento, nada poderiam fazer para livrar Israel do juízo (Ez 14. 14).
Também há um simbolismo poderoso em Timóteo, Tito e Tíquico.
Cada um desses nomes parece representar uma etapa do processo que Deus realiza na vida daqueles que chama para servi-lO.
Timóteo representa o "T" do tratamento.
Toda pessoa chamada por Deus, em algum momento, será tratada por Ele. Deus não faz acepção de pessoas e tampouco tem netos (II Tm 1. 5). Todos passam pela escola do Pai. O nome disso é “cultura corporativa”, o céu tem seu próprio meio de realizar as coisas. Por isso, existem desertos, cavernas e vales na vida de alguém que Deus quer usar!
“E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus”. (2 Timóteo 3:15 | ACF)
Tito representa o "T" do teste.
Todos os servos de Deus serão provados (Gl 2. 1- 3). Alguns pela abundância da presença de Deus; outros, pelo aparente silêncio do céu. Alguns serão testados pelo muito; outros, pelo pouco. Uns conhecerão a prova da prosperidade; outros, a da escassez. Alguns enfrentarão o choro que dura uma noite; outros precisarão administrar corretamente a alegria que vem pela manhã.
Mas ninguém escapa do teste, ninguém! (II Co 7. 6- 15)
Paulo escreve:
"Porque para isso trabalhamos e lutamos, porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo..." (1Tm 4.10)
O propósito do tratamento e do teste nunca foi apenas produzir resistência, mas preparar pessoas úteis para a obra de Deus (Tt 3. 12). Nós não existimos por acaso. A vida não é um acidente nem fruto do aleatório. Fomos criados para servir. Entretanto, antes de sermos usados, precisamos ser tratados. Depois, testados. Só então estaremos prontos para trabalhar (At 20. 4).
A primeira das sete igrejas do Apocalipse, Éfeso, recebe justamente esse elogio do Senhor: o seu trabalho. Seu labor é reconhecido pelo próprio Cristo. Todavia, até mesmo quem trabalha com excelência precisa exercer constante vigilância. A igreja de Éfeso é lembrada dessa verdade.
“Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste”. (Apocalipse 2:2,3 | ACF).
Deus não deseja apenas um trabalho eficiente; Ele deseja que esse trabalho continue sendo realizado com um coração saudável. Por isso, é necessário rever continuamente nossas motivações. Na obra de Deus eu já vi santas motivações se moverem em vidas monstruosas. O famoso caso do obreiro que dá – pessoalmente – um passo para frente e faz a igreja dar dois para trás. Os dois primeiros “T” funcionam como uma tesoura de Diótrefes! (III Jo 9).
É triste perceber que a igreja possui canções para os amigos da fornalha, canções para os amigos do barco, mas ainda não tenha uma canção para celebrar os amigos apostólicos.
Talvez um dia essa injustiça poética e artística seja corrigida. Enquanto esse dia não chega, resta-nos viver essa verdade, ainda que sem uma canção.
A pergunta continua diante de nós:
Onde estamos hoje?
Estamos no tempo do tratamento?
Estamos vivendo o teste?
Ou Deus já nos colocou no trabalho?
Pessoas inteligentes fazem perguntas (Sl 119. 9). E os mais inteligentes fazem, antes de tudo, perguntas a si mesmos. A fé judaico-cristã sempre incentivou esse tipo de reflexão.
Por isso, antes de perguntar sobre o caminho dos outros, cada um deveria perguntar ao próprio coração: Onde eu estou dentro da verdade de Timóteo, Tito e Tíquico?
Ney
Gomes – 26 de Junho de 2026. #bloggrãos
“Blog
Grãos, reduto da cultura escrita artesanal”.
(Transcrição da palavra ministrada na vigília da juventude)
“Tudo
o que passou é experiência. O agora é relacionamento e o que está por vir é
desafio”.






Comentários
Postar um comentário