Memórias - Inimigos Formidáveis!





INIMIGOS FORMIDÁVEIS.
(reflexões e memórias)

Vitórias formidáveis somente são conquistadas sobre inimigos formidáveis. Gente formidável segue as regras, mesmo quando na oposição. Que luta dentro de seus próprios conceitos e valores, sem jamais se despir de sua humanidade. Quando Davi olhou para Golias, sabia que ele era um homem formidável, capaz de se manter dentro de sua proposta pelo tempo que fosse necessário (I Sm 17. 16). Incapaz de se afastar de sua palavra, para vencer!

Inimigos formidáveis deixam impressões formidáveis. São dignos de serem cultuados pelo imaginário popular; pela grandeza e nobreza. A espada de Golias, na tenda, evocava essa ideia (I Sm 21. 9). Gamaliel levantou esse pensamento aos seus iguais, no sinédrio: “Sejam inimigos formidáveis dessa nova seita! Pois se Deus estiver com eles; saibam que Ele detesta inimigos mesquinhos!” (At 5. 34 ao 39)

É preciso celebrar a grandeza de homens como Golias e se desviar de homens “mesquinhos” como Saul, capazes de perseguir, difamar, caluniar e não ter regras próprias para lutar e buscar vitórias (I Sm 18. 21). Nessa semana me lembrei de pessoas, da qual sinto medo; muito medo. Da oposição silenciosa que esmaga a alma dos outros com a força das atitudes despidas de nobreza. A ética é a “bainha” que mantém as espadas conservadas da ferrugem do oportunismo.

Se os inimigos não forem formidáveis, as vitórias não geram significados. E é uma grande forma de vitória para a alma, rejeitar uma luta com os vitoriosos fracassados. Davi fez isso com Saul, por 20 anos e Paulo a vida inteira. Lutar o bom combate é evitar vencer sobre os fracassados e faltos de valor (II Tm 4. 7). Algumas pessoas (I Co 4. 9) ganham muito mais quando perdem e quando são as últimas. Nesses casos, Jesus bem poderia estar falando sobre saber com quem e por que lutar!

Ney Gomes. 13/09/2015
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10

Postagens mais visitadas