Devocional - Gratidão, por Ana.

 


Gratidão, por Ana. (I Sm 2. 1- 10)

 
“Então orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao SENHOR...”
 (I Sm 2. 1a - ACF) 

Ana é um desses casos raros em que o milagre aparece antes da fé e de seus adjetivos. Sua aflição é bem humana, mas a gratidão do seu coração é algo sobrenatural. Davi nos ensina que a gratidão cria reservas, Maria, planejamento. Ana vai nos ensinar que gratidão cria “acréscimos”.

Ao menos, três coisas a gratidão faz a fé produzir: 

1.      MUDANÇAS E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste”. A gratidão força a fé a fazer mudanças, e mudanças positivas. A fé, cheia de ações de graças fez o lamento de Ana e a sua tristeza desaparecer. A vergonha de Ana desapareceu por completo, esmagada, soterrada e completamente esquecida sob a nova condição de ser mãe de seis filhos (2. 21). 

2.     ENTREGA “Por isso também ao SENHOR eu o entreguei, por todos os dias que viver, pois ao SENHOR foi pedido. E adorou ali ao SENHOR”. A história da fé sem gratidão é uma história de egoísmo e mendicância. Sem conhecimento a fé pode nos fazer enxergar Deus como um caça níquel, um caixa eletrônico espiritual. O adágio brasileiro adverte para a gente tomar cuidado com “àqueles que só querem vir a nós o Vosso Reino”. Gratidão e recebimentos formam uma perfeita estrada de mão dupla nesse caminho que leva à fé verdadeira. A fé com gratidão pede o que precisa e entrega mais do que recebe!

 



3.     OPORTUNIDADES “E Eli abençoava a Elcana e a sua mulher (Ana), e dizia: O SENHOR te dê descendência desta mulher”. A gratidão coloca a fé diante de muitas oportunidades. Essa gratidão deu a fé de Ana a condição (singular) de receber autorizações. A gratidão foi um elemento de qualidade na fé de Ana, que foi uma fé em obediência, entendimento e compromisso. Ana entregou o menino Samuel aos cuidados de Eli, e foi honrada com mais cinco filhos. Ela também deu ao velho sacerdote Eli a chance de encontrar redenção como pai e sacerdote. Samuel entra na sua vida, já na velhice para curar seus choros e lamentos, por conta da maldade de Hofni e Fineias. Samuel foi um dos maiores vultos espirituais de Israel e isso não foi o fruto de um sorteio, de uma loteria espiritual. Mas da mentoria que nasceu desse momento redentivo de Eli. 

Muitos mistérios sobre a fé e o que lhe serve de acréscimo são revelados no Novo Testamento (Rm 15. 4). É Paulo, apóstolo e mestre que lança luz sobre a fé de Ana e de como essa mistura boa produziu essa história que tanto amamos: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas
diante de Deus pela oração e súplica,
com ação de graças.  Misture tudo com gratidão e veja o céu se abrir em graça sobre a sua vida, hoje e sempre!

 

Ney Gomes – Janeiro de 2024.

#gratidãomudatudo #2024oanodagratidão #CEITamoios
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10

 


Leia Também:
Gratidão, por Davi.

Comentários

Postagens mais visitadas