O CAMINHO E O CÂNTICO DE SANTIDADE


(Por Ney Gomes).

O Caminho e o Cântico da Santidade.

 

"Os propósitos do coração do homem são águas profundas, mas quem tem discernimento os traz à tona". (Pv 20. 5 - NVI).

 

         Ainda existe um último caminho a ser percorrido, e esse caminho se chama: "O Caminho da Santidade". Em dias em que nós que cremos no poder do Espírito assistimos a tantas barbaridades e atrocidades em nome de Deus, vale a pena lembrar que Jesus definiu a salvação em conhecimento1: "Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste". Outrora esse caminho esteve fechado, mas pelo Sangue de Jesus Cristo, o Justo, ele agora é aberto para ser percorrido por todos aqueles que tem fome e sede da "justiça" de Deus (Mt 5. 8). O Caminho da Santidade é o caminho do discipulado, do aprendizado e do descanso (Jo 14. 6/Hb 10. 20). Nesse Caminho o coração do homem é preparado por Deus para a Sua glória, louvor e deleite, veja o que Deus fez com Saul em tempos passados, enquanto ele caminhava (I Samuel 10). A própria caminhada do povo israelita no deserto exemplifica isso; os milagres e acertos que Deus promoveu em meio aos quarenta anos (leia o Salmo 78). Por quê falar de caminho quando meu desejo é falar de comunhão? Por que o discipulado leva o individuo a verdadeira comunhão, que só pode ser exercida pelos santos que Deus chama para junto de si (Is 55. 1/Mt 11. 28).

 

"Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetros de Jerusalém. No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles; mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo". (Lc 24).

 

Comunhão implica em mais do que estar juntos em um mesmo lugar, para Deus comunhão fala de promover conhecimento, humano e principalmente Espiritual (Ex 24. 18), com bem nos revela essa passagem de II Reis. O que seria de Eliseu, se ele tivesse deixado Elias caminhar sozinho. Elias aplicou ao coração de Eliseu verdades que lhe possibilitaram ser um profeta duas vezes maior em obras em Israel. Talvez a maior lição de Elias para Eliseu esteja nesse versículo: "Depois de atravessar, Elias disse a Eliseu: O que posso fazer em seu favor antes que eu seja levado para longe de você"? (II Rs 2. 9).

Lideres de verdade servem até o fim. Se estamos em condição de ajudar, porque pedir favores? Elias era grande porque servia aquele que lavava as suas mãos. A capa de Elias bem poderia ser uma toalha, como aquela que Cristo usou na última ceia (Jo 11/Mc 10. 45). Olhando por essa ótica, muitos lideres não desejariam a capa de Elias. Esse Caminho de Santidade nos leva ao lugar Santíssimo, onde Deus está na companhia de seu séqüito sagrado (Is 35). E a cada dia esse séqüito cresce em número, até o dia de Sua gloriosa vinda, quanto seus santos forem vistos ao Seu lado, manifestando o poder real da comunhão com Deus.

 

"Então olhei, e diante de mim estava o Cordeiro, em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil que traziam escritos na testa o nome dele e o nome de seu Pai. Ouvi um som dos céus como o de muitas águas e de um forte trovão. Era como o de harpistas tocando seus instrumentos. Eles cantavam um cântico novo diante do trono, dos quatro seres viventes e dos anciãos. Ninguém podia aprender o cântico, a não ser os cento e quarenta e quatro mil que haviam sido comprados da terra. Estes são os que não se contaminaram com mulheres, pois se conservaram castos e seguem o Cordeiro por onde quer que ele vá. Foram comprados dentre os homens e ofertados como primícias a Deus e ao Cordeiro. Mentira nenhuma foi encontrada em suas bocas; são imaculados". (Ap 14).

 

         Deus tem ministrado em meu coração nesses dias sobre esse poder real da comunhão que foi vivido pela igreja primitiva mais não se revelou em sua plenitude. O Caminho de Santidade predito por Isaías, não é nada mais que um preparo para o coração do homem. De quantas verdades o filho pródigo se conscientizou ao voltar para casa, pelo mesmo caminho que o levou embora, para longe de seu Pai (Lc 15. 11). Assim é o Caminho de Santidade, ele nos conduz de volta aos braços do Pai. Mas esse caminho apesar de ser importante não está completo se não nos levar a comunhão com o Pai, como nos revela o escritor de Hebreus2: "Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo".

Nesse retorno a casa Paterna é revelado ao homem O propósito de Deus oculto do entendimento humano desde a fundação do mundo, dado a presciência do Pai. A Igreja ainda não conheceu o real poder da comunhão, pois muitos não querem terminar o Caminho e descobrir que a herança de Deus pertence a todos os seus santos (Lc 15. 31). Jesus disse: "Eu sou o caminho" Isso Ele falava a respeito dos sentimentos de Deus Pai em prol de seus outros filhos, que se perderam por outros caminhos (Pv 14. 12). Existe um propósito de Deus (e esse deve ser o mais importante) que Ele só vai revelar quando todos os seus filhos estiverem reunidos, como no caso dos filhos de Jessé na escolha do novo rei de Israel (I Samuel 16. 11). Quanto mais aprendemos na caminhada mais certa é a revelação de Deus em nós3: "Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros ungindo-te com óleo de alegria". Toda essa caminhada é para nos levar a revelação plena de Deus, uma revelação que as pessoas não podem aprender de ouvir falar, de aprender de livros. Existe uma verdade que faculdades teológicas e pastores renomados não ensinam, existe uma benção de Deus que está além do ensino sistemático e analítico. Ela nasce da verdade de um caráter transformado, de uma mente renovada e do seio de uma igreja que detesta a mentira, o pecado e o diabo4: "Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos, mas não são, e descobriu que eles eram impostores". No dia que levarmos a sério, todos nós o Caminho de Santidade descrito em Isaías 35, então a igreja vai triunfar de fato! Como João bem descreve em Apocalipse 14. 1, 5. Se eu soubesse que verdade é essa, eu estaria desacreditando a Bíblia sagrada quando diz5 que "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam". Mas eu sei que o que Deus quer fazer começa no momento que abandonamos a mentira e o descaso com a comunhão. Talvez essa passagem de Lucas 24. 13-32 traga bastante luz sobre essa revelação:

"Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetros de Jerusalém. No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles; mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo (veja que a revelação se dá no fim do percurso). Ele lhes perguntou: Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham? Eles pararam, com os rostos entristecidos. Um deles, chamado Cleopas, perguntou-lhe: Você é o único visitante em Jerusalém que não sabe das coisas que ali aconteceram nestes dias? Que coisas? perguntou ele. O que aconteceu com Jesus de Nazaré, responderam eles. Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo. Os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram; e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel. E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu. Algumas das mulheres entre nós nos deram um susto hoje. Foram de manhã bem cedo ao sepulcro e não acharam o corpo dele. Voltaram e nos contaram ter tido uma visão de anjos, que disseram que ele está vivo. Alguns dos nossos companheiros foram ao sepulcro e encontraram tudo exatamente como as mulheres tinham dito, mas não o viram. Ele lhes disse: Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram! (por isso precisamos do Caminho. Para sermos restaurados em nossa capacidade de crer). Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória? E começando por Moisés e todos os profetas (mas uma vez fica claro que o verdadeiro discipulado conta com uma boa parcela de tempo), explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras. Ao se aproximarem do povoado para o qual estavam indo, Jesus fez como quem ia mais adiante. Mas eles insistiram muito com ele: Fique conosco, pois a noite já vem; o dia já está quase findando. Então, ele entrou para ficar com eles. Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles (veja nessa passagem um vislumbre da comunhão verdadeira da igreja.>>Col 1. 13/2 Cor 4.4). Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles (desapareceu, pois não era essa a hora da revelação total de Sua natureza. Como revela João em sua 1ª Epístola: "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é"). Perguntaram-se um ao outro: Não estava queimando (fogo em pentecostes é purificação) o nosso coração, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras?"

         Venha, que é isso o que Deus quer fazer (Deus envia as pessoas a Seu filho, a fim de que elas sejam preparadas e restauradas para lhe encontrar – João 6. 44). Nos preparar durante a caminhada para a manifestação completa de Sua Natureza, e isso se dará, nas bodas do Cordeiro. Lugar onde vários versículos encontrarão seu cumprimento literal. Essa verdade é a Verdade apostólica, algo pelo qual vale a pena lutar. João diz: "Quem espera isso, purifica-se a si mesmo" (I João 3. 3).

 

Verão de 2005.

Todos os textos são da Bíblia NVI.

Refs:

1.      João 17. 3

2.      Hb 10. 20

3.      Sl 45. 7

4.      Ap 2. 2

5.      1 Cor 2. 9

        


 


Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live Search Maps! Experimente já!

Comentários

Postagens mais visitadas