O Valor da Verdade!


 

"O cão late quando seu dono é atacado. Eu seria um covarde se visse a verdade divina ser atacada e continuasse em silêncio, sem dizer nada".

(João Calvino).

 

O VALOR DA VERDADE.

(Nobreza Genética).

 

"Mas o homem nobre faz planos nobres, e graças aos seus feitos nobres permanece firme".

                                                                                         (Is 32. 8 - NVI).

"Sara teve medo, e por isso mentiu:" Eu não ri".

Mas Ele disse: "Não negue você riu".

(Gênesis 17. 15 - NVI).

 

 O que se espera de alguém que recebe a promessa de ser o princípio de nações e reis?

R: Postura nobre!

 

   Em uma melhor tradução, conduta incorruptível! Uma pessoa forte o suficiente para não anular a graça de Deus em si, através da pressão das circunstâncias.

   De tais pessoas, se espera o amor pela verdade de Deus e a verdade dos homens (falo do aspecto anti-social do pecado). Deus é a verdade, ama a verdade e mandou Seu filho para que em VERDADE, salvasse o mundo da mentira e do engodo do Diabo, que alias, é o pai da mentira e avô dos mentirosos. Jesus demonstrou amar a verdade acima de todas as coisas (Nota: A mentira torna o individuo medíocre*), em palavras e atitudes. Jesus me ensinou que não me torno forte omitindo minhas fraquezas, mas sim, confessando-as. Quando Jesus nos ensinou a orar Ele disse: "Perdoa nossas ofensas". (Isso é um aspecto intencional da fé; confessar - Mat 6. 12).

   Acho a mentira a pior desgraça que a pessoa herda do pecado, e João nos ensina que aqueles que amam a Deus vivem na verdade QUE ELE viveu (I Jo 3. 24 – Nota2: Nenhuma mentira vem da verdade, I Jo 2. 21). A verdade está presente e atuante na vida das pessoas nobres (Pv 20. 28/22. 11). Ela é o elemento que faz toda a diferença em seus relacionamentos horizontais e vertical (Pv 23. 23). Tenho aprendido de ouvir Ele me dizer; Deus odeia a mentira, e se Ele a suporta, é somente para que sua loucura e estupidez se torne notória aos homens em sua forma mais escrota*, denunciando assim de forma inquestionável o seu amante e praticante. Essa é a consolação (I Jo 5. 7) daqueles que amam a verdade de Deus, Ele só suporta a mentira, a fim de tornar seu praticante num ridículo público! (caso o mesmo não se confesse em tempo – Sl 32. 6).

   Mas o medo faz isso mesmo (I Jo 4. 18), ele nos leva a mentir para quem mais amamos, sobre os que mais estimamos, sobre os que menos odiamos e até mesmo para Deus, numa clara demonstração de falta de conhecimento antropológico. Sara (que viveu em uma outra dispensação) teve medo e mentiu, mas foi corrigida em tempo de herdar a promessa de Deus para sua vida. Mas, quantos não têm a sorte de Sara e pagam caro por suas "mentirinhas" (Rm 6. 23a). A verdade (Is 32. 8) é o berço que embala o sono de grandes reis, profetas e sacerdotes (Pv 16. 12/25. 5/Is 16. 5/32. 1).

 

   Aos que foram chamados para a pátria celestial, o tributo cobrado é um compromisso inalienável com A VERDADE DO EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, FILHO DE DEUS. Ainda que essa verdade exponha nossos ridículos e fracassos.

 

   Pois ridículo mesmo, é fracassar quando se precisa ser verdadeiro. De reis, profetas e sacerdotes se esperam somente a verdade, pois a promessa feita a Sara (princesa) e estendida a você também (Gn 17. 16/Ap 1. 6/5. 10/20. 6/I Pe 2. 9).

 

Ney Gomes – 09/12/04.

 

 

Obs: *As palavras feias (e em desuso) desse texto se encontram no Dicionário da L. Portuguesa.

 


 


Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Crie já o seu!

Comentários

Postagens mais visitadas