O VALOR DE UM SONHO.


 

O VALOR DE UM SONHO.

 

"Então Jacó trabalhou sete anos por Raquel, mas lhe pareceram poucos dias, pelo tanto que a amava". (Gênesis 29. 20 – NVI).

 

 

A vida do patriarca Jacó é marcada por atitudes que ninguém deve repetir. E essa é a maior lição que aprendemos ao estudar sua trajetória. Mas, existe uma coisa que em Jacó é muito forte: Ele tinha um enorme desejo de viver e viver de acordo com seus sonhos. Não aceitava que fosse de qualquer forma se conformando com algo parecido com o que desejava (Hb 11. 35b). E é com esse seu desejo de viver que aprendemos por que o conteúdo do coração é tão importante na esfera do Reino de Deus (Mt 6. 21). Uma coisa somente mantém Jacó sempre alerta, o seu desejo de viver intensamente.

 

Quando criança, ele e Esaú ouviam atentamente as Histórias que seu pai lhes contava. Isaque se esforçava para romancear a vida de seu pai Abrão, num esforço evidente de fazer com que seus filhos tivessem orgulho de sua herança familiar. Valeu a pena, Jacó se despertou para as palavras de seu pai muito jovem e por conta disso trocou os pés pelas mãos. Mas, quem nunca agiu errado pelo motivo certo? Quanto aos seus erros, ele teria muito tempo para repará-los, mas quanto ao seu desejo de viver, esse era perfeito. E a passagem que envolve seu labor por Raquel é o que de melhor revela isso. Os anos sem Raquel foram anestesiados pelo forte desejo de viver o melhor que Deus poderia lhe oferecer (Pv 19. 14).

Seu sonho de ter Raquel não só abreviava a ação do tempo como aliviava a dor de tudo pelo qual passara até sua chegada à casa de seu tio. Quando temos um sonho nosso esforço se torna prazeroso e sob essa verdade é que Paulo diz: "Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo". (I Tm 4. 10). Tão importante quanto sonhar é estar com pessoas que nos façam sonhar, e sonhar com uma vida melhor. Para ter bons sonhos, é indispensável ter bons amigos, um grande amor, fé em Deus e uma crença inabalável em Cristo Jesus.

 

 

 

Ney Gomes.

(A imagem é desse artigo no Jornal Juventude em Foco de Rio das Ostras).



Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live Search Maps! Experimente já!

Comentários

Postagens mais visitadas