ANTIOQUIA, meu sonho de igreja (01de 08).


Antioquia
. Nada mudou e tudo se fez novo!

"Dez medidas de beleza foram concedidas ao mundo; nove foram tomadas por Jerusalém; e uma pelo resto do mundo".
                                                              (Talmud Babilônico, Tratado kidushin 49b)

 

   Faltar-me-ia palavras para descrever a beleza e importância de Jerusalém (conceito). Faltar-me-ia palavras para dizer também como era especial ser um discípulo em Jerusalém (cidade). Naquele lugar místico se concentrava os lideres da igreja primitiva; considerados colunas da fé Cristã. Pessoas com quem sempre temos alguma coisa a aprender. Um bom lugar para se cultivar uma vida espiritual.

   Por ocasião da assembleia que nos é descrita em Atos 15, foi necessário escolher duas pessoas para juntos com Paulo e Barnabé divulgar o resultado definitivo da reunião. Não houve voluntários. Não era fácil e de nenhum agrado deixar Jerusalém.

   Mas apesar de toda beleza e História, Jerusalém tinha um outro título não tão especial, dado pelo próprio Senhor Jesus: A cidade que mata e apedreja seus profetas e enviados (Mt 23. 37). Isso significou na prática que os crentes daquela cidade abriram mão de livre e espontânea vontade da liberdade chamada Cristã (Gl 2. 11- 13). Fizeram isso, por que eram verdadeiramente livres e para não escandalizar a igreja local. Se os lideres eram excepcionais, a liberdade dita "plena" deixava a desejar. Mas, esse era sem dúvida um sacrifício válido (At 21. 17- 26). Paulo aprendeu em ANTIOQUIA o significado de SOFRER para edificar e aplicou esse conceito em certo tema na carta endereçada aos efésios: "Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela para santificá-la"... (5. 25, 26).


   Era somente ir, ler o contido na carta e voltar para casa. Mas, isso não aconteceu cem por cento com Silas e Judas. Quando chegaram à ANTIOQUIA encontraram um ambiente cativante e a razão de os irmãos serem rotulados como Cristãos. Em ANTIOQUIA o Evangelho ganhou um novo sabor. Era com certeza um lugar para se estar mais um pouco. Silas então decide ficar. Algo ali capturou seu coração e interesse. ANTIOQUIA era demais até para um profeta como Silas, um homem que conseguia se destacar numa comunidade de destaque (15. 22). Ali ele descobriu que tinha mais sede e mais fome de Deus do que acreditava e o alimento era abundante. ANTIOQUIA não tinha líderes renomados, herdeiros de uma espiritualidade milenar (Gl 2. 6/I Tm 1. 4). Todavia, tinha construtores de História. Anônimos de destaque, pessoas importantes para Deus e não para o mundo. E assim nos é revelada a importância de ANTIOQUIA (conceito) e seu papel na edificação da igreja de JESUS.  ANTIOQUIA é o lugar cujo ambiente nos faz descobrir que dentro de nós existe um desejo de ir mais longe e fazer mais para Deus.



--
Ney Gomes
*Tudo o que passou é experiência. O agora é relacionamento e o que está por vir é desafio.

Comentários

Postagens mais visitadas