ANTIOQUIA, meu sonho de igreja (02).

 

 


ANTIOQUIA. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é ...

 

   No capitulo 11 de Atos, depois do versículo 19 sublinhei mais de 12 palavras que evidenciam que ANTIOQUIA seria diferente de tudo aquilo que estava sendo vivido até aquele momento. Os irmãos dispersos por causa da perseguição que sobreveio a Estevão se espalharam e em 03 lugares o que pregaram recebeu destaque. Porém, em ANTIOQUIA houve um abandono da fórmula empregada para evangelizar. Em algum momento o Cristo deles iria vazar, pois era Cristo demais só para pregar para os "irmãos" Judeus. O que aconteceu em ANTIOQUIA foi suficiente para agradar ao Senhor, que logo se uniu a eles e deu-lhes mais poder e ousadia. Não demorou muito e um grande número de pessoas se converteu ao Senhor. Em vistas disso, a igreja de Jerusalém, responsável pela emissão da certidão espiritual de uma nova igreja, envia Barnabé para que haja crescimento segundo a verdade [em amor] e vontade de Jesus. Mas, por que enviar Barnabé?

   Barnabé era homem cheio de fé e de sabedoria, era nativo de Chipre, e isso lhe dava um vinculo natural com alguns fundadores daquela comunidade. E o principal; ele era um discipulador treinado para agir em situações críticas e duvidosas (At 9. 27). Ele recebeu o dom de crer que um homem, uma lição e um dia, podem mudar toda a História. Possuía o dom do AMOR que utiliza (nos torna útil). Quando olhava para a igreja, enxergava "divinamente" um homem de cada vez e não uma multidão. Certamente ao ser enviado para ANTIOQUIA teve a confiança total dos lideres de Jerusalém para implantar o sistema que achasse melhor no aperfeiçoamento daqueles irmãos (Ef 4. 12).

   Assim que chegou Barnabé identificou a liberdade como sendo verdadeiramente Cristã (II Cor 3. 17). Ali havia espaço e nenhuma restrição para o seu exercício e com a orientação certa isso poderia acrescentar muito na busca de novas experiências com Deus. Um aditivo abrilhantava ainda mais a cristandade naquela cidade; e era o fato de pessoas tão diferentes possuírem um discurso tão idêntico. Em Jerusalém isso não acontecia, pois todos eram Judeus. Sensível ao Espírito e ao que estava sendo construído ali, Barnabé decide manter "de certa maneira" a liderança dali desligada de ANTIOQUIA. Uma coisa totalmente nova e crescente surgia e ele achou por bem não colocar sobre eles as velhas roupas que se usavam em Jerusalém. Se tentasse fazer tudo sozinho, teria destruído todo o projeto de salvação que Deus chama de igreja. Ele então dá seguimento à fórmula e vai em busca de Saulo (Mc 6. 7) .

   Saulo, da importante cidade de Tarso, que não teria espaço na igreja de Jerusalém por conta de sua ligação com os fariseus, mas, que era sobre medida para ANTIOQUIA. Se ali era tempo de coisa nova e diferente, era o tempo de Saulo. Finalmente acontecia algo com o qual ele poderia se harmonizar, construir seu espaço. Barnabé que sempre pensava em ajudar as pessoas a liberar seu potencial na Obra de Deus, lembrou depois de muitos anos do amigo que ainda tinha muito para oferecer e descobrir. Ele associou Saulo a ANTIOQUIA e viu que os dois eram diferentes de Jerusalém. ANTIOQUIA é a igreja cujo ambiente nos faz lembrar que todos têm o seu lugar e valor.


Ney Gomes. - 2009

*Tudo o que passou é experiência. O agora é relacionamento e o que está por vir é desafio.

 


Comentários

Postagens mais visitadas