ANTIOQUIA, meu sonho de igreja (05).

 

ANTIOQUIA. Que não se pode conter.

 

Seria ingenuidade ou coisa de tolo acreditar que ANTIOQUIA pudesse ser definida por alguns versículos de um certo capítulo em um único livro. ANTIOQUIA (conceito) está descrita por todo o Novo Testamento, desde as primeiras palavras de Jesus e especialmente nas cartas de seu mais conhecido membro: Paulo, de Tarso. Mas, em muitos outros lugares encontramos indícios de sua influência poderosa. ANTIOQUIA tinha a cara de seu principal líder: Barnabé. Entre seus mais importantes ensinamentos estava aquele que ensina que um homem pode ser tudo aquilo pelo qual você está disposto a lutar. Tudo tem seu valor e há um preço determinado para cada coisa (Ef 4. 10, 11). Logo, as pessoas só serão aquilo pelo que você está disposto a pagar. Essa sentença estava agressiva como um câncer na vida de Paulo. Consumia ele por dentro e destruía todas as demais coisas que com ela entravam em choque (Gl 2. 20). Isso fica muito evidente em sua terceira viagem missionária, mais precisamente em Éfeso, cidade da imagem que supostamente caiu do céu (vs. 35). Quando Paulo chegou a Éfeso, ANTIOQUIA (conceito) estava mais do que nunca viva dentro dele, pulsando, provocando vida, cura, liberdade.

Tenho sonhado há anos em estar numa igreja que não desiste da alma dos homens (II Cor 12. 15). Em estar num lugar onde as pessoas não signifiquem apenas números a se manipular. A igreja, a exemplo de ANTIOQUIA deveria ensinar seus filhos a lutar pela alma humana, a combater o bom combate da fé. Em ANTIOQUIA (cidade) Paulo foi ensinado que não devemos nos mover por quantidade e sim, por qualidade. Não é o quanto se pode transformar; É que se pode transformar!  Hoje, alguns homens que em nosso tempo são considerados "o poder de Deus", sequer sairiam do sofá se a oferta para o altar fosse para falar para doze homens mal discipulados (At 8. 9, 10). Quando Paulo chegou a Éfeso suas ações obedeceram a dois tempos: No primeiro momento Paulo se dirigiu aos seus compatriotas. Um formalismo necessário, mas, quase sempre infrutífero e doloroso. Num segundo momento, depois de decorridos três meses, ele finalmente seguiu a formula "Antioquiana" indo aos gentios, sem, contudo se esquecer dos judeus. Mas, suas ações obedeciam a um só coração, uma só fé, um só Espírito, um só SENHOR. E por causa disso, todos teriam um só batismo e uma crença somente. Assim, DEUS estaria sobre todos, agindo por meio de todos, habitando em todos e Pai de todos. Paulo passou dois anos naquela cidade lutando pela alma de cada homem, mulher e criança. Disputando, dialogando com todos a respeito de Cristo e de Sua doutrina. Havia muitos interesses em jogo ali. E seus valores quase sempre envolviam o nome de divindades e imagens. Ele escolheu um lugar a parte [como é de natureza da igreja] e ali diariamente pregava Jesus Cristo, crucifixado e ressurreto. Hoje, a igreja mata a igreja e os lideres, cheios de inveja e ciúme falam mal uns dos outros. Famílias brigam pelo poder e legado de seus pais fundadores de igrejas, pelo direito de controlar a herança de Deus e o destino dos santos. E quanto mais os líderes oprimem o rebanho de Deus, mais ele se fragmenta [dispersa] em busca de alívio [que o diga Lutero].

Se ele quisesse que Éfeso fosse como ANTIOQUIA, semelhante em valores lhe seria necessário investir tempo [hoje Pilatos diria: O que é o tempo?]. A experiência dos sete filhos de Ceva, sumo sacerdote, nos deixa evidente que o EVANGELHO de Paulo era artesanal. Alias, a bem da verdade nunca houve uma fórmula [apostilas] geral para se fazer discípulos. Paulo fazia líderes com as mãos, avaliava a todos individualmente e ministrava Cristo na medida de suas necessidades. Não da para "xerocar" [fotocopiar] uma vida espiritual. Não posso olhar para um homem de Deus, e de vistas me tornar semelhante a ele. Se eu quiser me parecer com um líder, tenho que ser liderado por ele e ministrado por ele (Fil 2. 19- 23).

As primeiras descrições de Éfeso em Apocalipse 02 apontam para suas semelhanças com ANTIOQUIA. Atuante, cheia de autoridade, capaz de avaliar a pureza de sua cúria, forte diante dos dias maus e com uma agenda em aberto para compromissos de ordem contemplativa. A igreja não deve só agir, ela precisa vez ou outra parar, pensar e formar opinião. O mundo não é como muitos dizem; uma grande escola. O mundo não é uma escola e a igreja não é a sua "brinquedoteca". O lugar para se ser espiritual com mais liberdade, como é de costume hoje em dia. A igreja é o lugar que nos ensina a doutrina capaz de mudar o mundo: A doutrina dos Apóstolos, a renovação de nosso entendimento. A igreja não nos dá condições de esconder Cristo. Se Ele está em nós, mais cedo ou mais tarde as pessoas terão a oportunidade de vê-lo (vs. 10).

Paulo lutou pela alma dos efésios com muita garra e determinação, e isso, sempre lhe foi muito peculiar. Ele lutou bravamente visando à rendição total deles a Jesus. E como temos ciência, teve muito êxito nesse negócio (vs. 17- 20). As pessoas podem até se perder, mas, não deve ser por que não queremos procurar bem (II Tm 1. 16, 17).

  

Ney Gomes.
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10

 


Comentários

Postagens mais visitadas