ANTIOQUIA, meu sonho de igreja (07).

 

 

ANTIOQUIA. Fábrica de heróis.

 

      Se você quiser fazer um herói de verdade, consulte o mais famoso livro de receitas desse gênero: A BÍBLIA SAGRADA. Seu Autor, Sua credibilidade e Seus modelos garantem um resultado satisfatório. Num mundo que forma vilões de nível acadêmico, somos obrigados a fazer nossos próprios heróis. E a Bíblia tem a receita dos melhores e mais confiáveis já vistos até agora. Com a iniqüidade em alta, os vilões vêm ganhando cada vez mais força e demonstrando cada vez mais poder. E em alguns casos, antigos revelam novas e perigosas facetas. Os inimigos da igreja se superam, se associam, pactuam, dissimulam.  Fortalecem-se nesse movimento e vestem suas trevas com novas roupas de luz. Um exemplo de iniqüidade já superado é Alexandre, artífice de cobre, fazedor de imagens. Por causa dele, Paulo encontrou grande resistência em certo trabalho realizado. Nunca uma só pessoa tinha lhe causado tamanho desconforto. Alexandre tinha um coração inchado pela gordura da maldade e como se não bastasse, seu entendimento era hospedeiro de várias doenças infecto degenerativas (II Tm 4. 14). Tais como: Contenda, cobiças e desejos egoístas.

     Aprendemos a fazer heróis na igreja, pois é lá que estão todos os livros de receitas para esse tipo de coisa. Podemos fazer em casa também, mas, é a igreja que nos ensina a fazer. Heróis de verdade, com poderes que operam eficazmente contra a maldade atuante nesse mundo. ANTIOQUIA foi sem dúvida uma das primeiras fábricas de heróis. Heróis que não nascem por acidente e nem tão pouco em outros planetas. Heróis do cotidiano, combatentes incansáveis, que afugentam a maldade para longe de nossas vidas. Homens e mulheres, cheios de amor, compaixão, coragem, desejo verdadeiro por fazer o justo (Cl 4. 12, 13). A igreja "de Jesus" é a máquina do bem. De seu interior saem os heróis que vão transformar esse mundo num lugar melhor. Travar grandes confrontos em favor do povo de Deus e até mesmo dar as suas vidas, ainda que amando mais sejam menos amados (II Cor 12. 15). Como não dizer que Barnabé, Paulo, Silas, Marcos, Timóteo, Lucas, Aristarco, Erasto e Tito não foram heróis? Alguns o foram até precocemente. Todos esses homens deram à vida pelo que acreditavam ser o certo a fazer. E disso se fazem heróis de verdade; de crenças profundas no Deus vivo e verdadeiro (Rm 16. 3). Salvador de todos os homens e principalmente dos que creem (I Tm 4. 10b). Homens cheios de um poder que não se corrompe pelos valores desse mundo; e de quem se pode dizer: "Não tenho ninguém que, como ele, tenha interesse sincero pelo bem-estar de vocês, pois todos buscam os seus próprios interesses e não os de Jesus Cristo". (Fil 2. 20, 21).      Em ANTIOQUIA com a ajuda de Barnabé muitos descobriram sua vocação para herói. E Paulo levou o curso por extensão aos que em ANTIOQUIA não poderiam ir. Pelas cidades foi descobrindo heróis e vilões. Viu nascer heróis onde antes só havia vilões, contudo alertou para o engano e rápido aprendizado de satanás: "Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho. E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão à verdade, a fim de atrair os discípulos". (At 20. 29, 30).

            Conversando com amigos e líderes ao longo desses meses, contando sobre esse tratado sobre o qual me encontro escrevendo descobri que uma opinião é unânime: "A igreja (visível) se move sob uma liderança doente. Que mata as ovelhas por fome de poder e reafirmação ministerial. Que em sua grande maioria está se transformando na maior fabricante de vilões de todos os séculos". A igreja de hoje a exemplo do que foi em ANTIOQUIA precisa voltar à fabricação de heróis. Agora, rapidamente e para um grande cliente que está prestes a falir por conta própria: O MUNDO. Heróis, feitos a mão, pelas mãos de quem já foi vilão e não é mais. Pelas mãos de vidas restauradas por Aquele que sabe tudo sobre o que é ser um Herói para o mundo. Matéria-prima é o que não falta!

 

                                                                                                                      Ney Gomes. - 2009

*Tudo o que passou é experiência. O agora é relacionamento e o que está por vir é desafio.

Comentários

Postagens mais visitadas