[1. 26] REFLETINDO A IMAGEM DE CRISTO!

9/02/2003.

COLOSSENSES. REFLETINDO A IMAGEM DE CRISTO! 

 

"O mistério que esteve oculto durante épocas e gerações,

mas que agora foi manifestado a seus santos".

(Col 1. 26 – grifo meu - NVI).

 

 

            Sem a menor sombra de dúvidas a simbologia mais bonita da Bíblia, é essa que retrata a igreja como noiva de Cristo (II Co 11. 2). Fico a pensar nas milhares de irmãs que se sentem eleitas, ao passar pela experiência do casamento, cientes que é isso, que melhor representa a união de Cristo com sua igreja. Efésios de certa maneira, é alma gêmea de Colossenses. Na verdade, as duas se completam (Ef 5. 32), apesar de ser uma totalmente o oposto da outra (Cl 4. 16). Efésios e Colossenses formam um casamento perfeito. Mas quem é a noiva e quem é o noivo?

 

            Certamente Colossenses é o noivo! Em Colossenses há uma quantidade de palavras, nunca vista antes em nenhuma outra epístola Paulina (62 para ser exato!). Um mistério que simboliza bem Cristo em Sua natureza. É também agressiva em seu ataque as heresias, o que lembra bem a natureza masculina. Colossenses ao contrário de Filipenses tem pouca coisa amigável. Além do mais, é Colossenses que melhor nos fala da segurança que Cristo nos dá (2. 14, 15) frente as coisas do mundo espiritual. Uma atitude altamente paterna!  

 

            Colossenses sustenta traços de perfeição, é nela que encontramos pela segunda vez no NT, referências a tríade de virtudes Cristãs (fé, amor e esperança). Isso significa que eles entendiam bem o plano de salvação em Cristo Jesus, isto é, redenção (fé), a justificação (amor) e a santificação posicional e progressiva (esperança). Como Cristo é perfeito e em Efésios não há essa tríade Cristã, creio que é Colossenses que simboliza melhor Cristo. Por isso ao ler Colossenses, lembre de Cristo, pois é Ele que defende sua igreja, é Ele que guarda sua igreja, é Ele que luta por sua igreja, e é por Ele que sua igreja espera.    

Comentários

Postagens mais visitadas