[3. 11c] IGREJA DE GENTE COMO A GENTE (2010).

03/09/2010.

COLOSSENSES. IGREJA DE GENTE COMO A GENTE.

"Nessa nova ordem de vida, não há mais diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo ou pessoa livre, mas, sim, Cristo é tudo e habita em todos vós".

(Cl 3. 11 – King James Atualizada).

Paulo é quem melhor nos define o que é igreja. E nas melhores definições, igreja é gente. Simplesmente gente. Gente sem cor, sem passado, sem dialetos, sem marcas, sem peso, nem idade. Gente que não é nada, mas, em quem Cristo quer ser tudo (v. 11). Igreja é gente, isto é, ela não suporta nenhuma forma de acepção. Pois a acepção em sua melhor definição significa beneficiar as pessoas por não ser apenas gente. A igreja é Cristo, encarnado, filho de Maria e José de Belém. Apresentado ao oitavo dia, circuncidado. Encontrado entre os doutores aos doze anos, traspassado na cruz. Esse Jesus é gente como a gente, e Nele não existe nenhuma outra imagem, senão, a Daquele que o enviou a nós [1. 15]. Nesse Jesus, somos despojados do velho homem e renovados no espírito de nosso entendimento (v. 9). E nesse novo homem, nesse novo Pedro, criado segundo Deus, Jesus edifica a igreja que as portas do inferno não podem destruir [Lc 22. 31, 32].

Tristemente estamos informados que, entre nós, há pessoas que não creem mais nessa verdade. Elas constróem igrejas para brancos e para negros. Para ricos e para pobres. Levantam pastores só para a zona nobre e outros só para periferias. Para os que têm anel de ouro e para os que nem dedo tem. Igreja para ricos opressores e pobres oprimidos, para os que se assentam nos lugares de honra e para os que ficam em pé. Igreja para quem gosta do PSDB e igreja para quem gosta do PSTU. Igreja para quem tem celular e igreja para quem tem nextel.

E por causa disso, apesar de tanta riqueza, há entre nós quem sofra de fome, ao passo que há também quem se atulhe. Há os que, por causa de suas finanças, mal conseguem chegar à igreja com a família, enquanto outros, vão de avião particular, sozinhos. Irmãos! Não é bom que isso seja assim. Já está chegando a hora que com voz de arcanjos e som de trombetas, Jesus descer do céu. Por acaso, Ele que sendo rico se fez pobre, e que em seu corpo aboliu a inimizade, fazendo dos povos um para Deus, aceitará tais coisas? Digo-vos que depressa Ele fará justiça sem acepção (v. 25). Contudo é licito perguntar: Diante dessas coisas, será que quando vier, achará porventura igreja de gente na terra? [Lc 18. 8]

Ney Gomes.
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10

Comentários

Postagens mais visitadas