Estudo - Alinhamento do espírito. Lição 1.


CONHECENDO, VIVENDO E NOS ALINHANDO A NATUREZA DE DEUS. (11/08/13)
“Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. (Gn 1. 26)

Os ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS são aqueles que demostram certas características de Deus, que podem ser encontradas no ser humano. A reprodução das qualidades divinas, conquanto parcial, certamente depende da graciosa operação do Espírito na vida dos homens; afinal, bondade, amor, paciência, santidade, etc... etal. Não são características que o individuo desenvolve com facilidade e sem a divina intervenção. Não há duvida de que a distancia categorial entre Deus e o ser humano é imensurável e permanente. Enquanto os ATRIBUTOS INCOMUNICÁVEIS ressaltam absoluta grandeza e majestade de Deus, os atributos comunicáveis apontam para as virtudes divinas que se refletem, de forma derivada e limitada na humanidade, criada a sua imagem e semelhança. É bom relembrar que o ser humano, feito à imagem, é apenas semelhante a Deus, ou seja a primeira palavra destaca proximidade entre Criador e criatura, e a segunda coloca o ser humano em seu devido lugar: abaixo de Deus e acima das demais criaturas (Salmo 89.6,8).

ALINHADOS AO LEGADO DE DEUS AOS HOMENS.

Durante três anos não houve guerra entre a Síria e Israel”. (I Rs 22. 1)
               
Depois de uma forte advertência dada por Elias, o profeta, Acabe se arrepende e consegue alcançar um favor de Deus. Durante 3 anos Deus permitiu que seu governo descansasse em paz. Mas, Acabe não entendia o viver em paz, seu coração não fora ensinado a viver com as coisas que Deus faz. Um coração indisciplinado se cansa com facilidade das coisas de Deus. Acabe se cansou da paz que o Senhor lhe ofereceu com seus inimigos (v. 1). Não demorou e ele começou a se coçar para encontrar um modo de acabar com aquilo que Deus lhe deu. A Paz, o Amor e a Alegria são legados de Deus aos homens. Um presente; um benefício, Sua boa vontade. Destruir isso é muito arriscado se por detrás não existir uma razão muito justa! “Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo”. (Rm 15. 13)

EXISTE GUERRAS JUSTAS.

Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Ef 4. 3)

Às vezes a guerra é justa, mas é preciso saber, com segurança, isso do Senhor! Josafá deixa isso claro, quando ao invés de se opor, pede que antes seja consultado o Senhor sobre isso (v. 5). Jesus dá a entender isso, quando ensinando sobre prudência, fala sobre a contagem do exército (Lc 14. 31). Já disseram que é melhor a paz injusta que a guerra mais justa. Sofrer injustiças não é bom, mas se ela serve para dar suporte à paz, a alegria e o amor dos outros, é preciso tentar então fazer uso dela antes de qualquer coisa (II Tm 2. 24).
Paulo nos ensina em suas cartas que precisamos promover a paz, se temos recursos para isso e se isso de fato, depende de nós (Rm 12. 18; 14. 19). Conflitar contra valores que Deus estabeleceu e que se encontram vigorando na vida dos homens, só deve ser feito, após se calcular o fracasso de outros meios e o valor que está em jogo (Hb 12. 14). Existem pessoas que fazem guerra por coisas absolutamente sem valor! (Hb 12. 11)

ADVERTÊNCIA ESCATOLÓGICA.

“Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo”. (Rm 14. 17)
               
            Não permita que as circunstâncias desfavoráveis, as pressões desta VIDA pós-moderna, venham “DESALINHAR” seu coração das coisas de Deus. Tenha esperança. Não desista de conhecê-lo, amá-lo e servi-lo alegremente. Alinhando seu coração e valores aos Dele. Não retire das pessoas e nem de você mesmo o que Ele te deu por posse; por herança. Lembre-se que algumas coisas que fazemos aqui, reflete na nossa eternidade: Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro”. (Apocalipse 22. 19)      

Alinhamento do espírito. I Rs 22. Estudo para EBD, CEI Italva – Ano 2013.
Ney Gomes.

Comentários

Postagens mais visitadas