Estudo - Alinhamento do espírito. Lição 5, final.


CONHECENDO, VIVENDO E NOS ALINHANDO A NATUREZA DE DEUS. (08/09/13)
"A fé é um grau de conhecimento. O conhecimento é o auge da fé." (Agostinho).

ZEDEQUIAS. UM PROFETA DESALINHADO COM A ÉTICA E A MANSIDÃO. ALINHADO COM O ESPÍRITO DE EXCLUSIVISMO.

Então Zedequias, filho de Quenaaná, aproximou-se, deu um tapa no rosto de Micaías e perguntou: “Por qual caminho foi o espírito da parte do SENHOR, quando saiu de mim para falar a você?”. (I Rs 22. 24)


Algumas pessoas chegam a ser tão espirituais que suas mentes só produzem sectarismo, separatismo. O exclusivismo é um problema que hoje atinge muito a Cristandade em suas manifestações multiculturais. Ele é facilmente visto onde não há diálogo; comunicação (At 5. 38, 39). A pessoa que é portadora desse mal para de perceber que Deus opera também de formas diferentes, ela passa a crer que somente nela e em seus pares é que Deus opera (Rm 12. 3- 8). E que fora dela e de seu ambiente controlado Deus não age (Ef 4. 11). Quando atingidos por esse mau, passamos a ser desrespeitosos, arrogantes. Capazes de maltratar alguém por simplesmente pensar diferente deles (At 26. 9). O exclusivismo leva o indivíduo a se isolar em pensamento e num estágio posterior leva ele a judiar e zombar das pessoas que por Deus são usadas de forma estranha ao seu conceito (At 2. 13). Zedequias achava mesmo que Deus só podia se manifestar segundo as suas fórmulas. Crendo nisso, chegou a estapear o profeta Micaías. Paulo enfrentou isso em si mesmo, Pedro também e por quê você acha que não acontecerá com você? Saiba que o Espírito de Deus é como o vento. Ele sopra onde quer! (Jo 3. 8)

ACABE, UM REI DESALINHADO COM O DIREITO DAS PESSOAS.

“Os reis detestam a prática da maldade, porquanto o trono se firma pela justiça”. (Pv 16. 12)

          

Governantes são levantados por Deus para dar melhorias à vida das pessoas. Não importa se esse governo é civil ou eclesiástico. Ele existe para melhorar. Em um governo instituído por Deus, isso deve ser duas vezes mais verdadeiro. Liderar significa levar em consideração o bem estar das pessoas, seu crescimento e aproveitamento (Rm 12. 8). Uma liderança se fortalece pela crítica construtiva, daquelas pessoas que pensam de forma diferente (At 15). Pedro e Paulo tiveram vários auxiliares que pensavam de forma diferente deles e nem por isso, lemos de “massacres emocionais” no NT. Gente desalinhada com os propósitos de Deus causa muita dor nas pessoas que lidera. Precisamos citar Herodes e seu massacre as crianças de Belém (Mt 2. 16). Josué foi chamado a obedecer a Deus no seu exercício de liderança. Se exercermos governo precisaremos do conselho Daquele que sabe governar: Deus. Rei de toda a terra! (Sl 7. 7) Seja o governo da igreja, de casa, dos filhos, da empresa, e até de nós mesmos. Uma pessoa desgovernada e tão desastrosa quanto uma que governo erroneamente (Ef 5. 22- 33/I Tm 3. 4). Acabe mandou prender e maltratar Micaías por que ele lhe era contrário: Assim diz o rei: Ponham este homem na prisão a pão e água, até que eu volte em segurança” (v. 27). Hoje existe uma liderança similar nas igrejas, dispostos a destruir, prender e matar qualquer um que se levante contra a sua palavra “ungida”. Foram criados para serem adorados sem questionamentos. São reis e sacerdotes “acima do bem e do mal”. Lembro-me bem se ter servido um líder assim, e do estrago que ele quase causou em minha vida. Mas Deus se apiedou de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza! (Fl 2. 27)

MORTE, FRACASSO E DOR. O RESULTADO DE UM LONGO DESALINHAMENTO.



A humanidade vive em 3 universos diferentes. O da carne, o da alma e do espírito. Cada um tem paixões e aspirações diferentes. Eles sofrem influências diferentes e geram cores diferentes. Acabe viveu por demais na carne e na alma, de modo que seu efeito se consolidou e produziu morte (Pv 16. 25). Paulo diz que a tendência do espírito é procurar vida de Deus (Rm 8. 6 e 13). Mas, perigo maior está em uma vez alinhados, desalinhar! Abandonar, abdicar, renunciar o continuar do alinhamento. Paulo, apesar de experiente foi até o fim em seu alinhar com a vontade de Deus. As vésperas de sua morte ouvimos suas palavras: “Quando você vier, traga a capa que deixei na casa de Carpo, em Trôade, e os meus livros, especialmente os pergaminhos”. (II Tm 4. 13).

Ney Gomes.
           "Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10

Alinhamento do espírito. I Rs 22. Estudo para EBD, CEI Italva – Ano 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas