Devocional - O Discipulado Perfeito III (II Rs 6).




SOB GOVERNO DE PROFETAS. 

“Os discípulos dos profetas disseram a Eliseu: Como vês, o lugar onde nos reunimos contigo é pequeno demais para nós. Vamos ao rio Jordão onde cada um de nós poderá cortar um tronco para construirmos ali um lugar de reuniões. Eliseu disse: “Podem ir”. (II Rs 6. 1, 2 – NVI)


Os profetas finalmente encontraram liberdade para se reunirem. Depois de todo o ‘estardalhaço’ feito por Elias em Israel, a justiça ganhou novas roupas. Os profetas se juntaram sob a liderança de Eliseu e a liberdade fez o lugar ficar pequeno. Em poucos lugares na Bíblia nos fica como aqui, tão evidente o que significa ser profeta. Profetas são sinais de prosperidade (II Cr 20. 20). São eles que devem nos carregar do ‘significado’ que agrada a Deus. No ano em que Antioquia cresceu nos é informado que ali havia ‘profetas’ e mestres (At 11. 24- 26; 13. 1). Quando há profetas; quando eles governam, uma marca é peculiar: “O desejo de crescer!”
O desejo de crescer dá testemunho que um lugar é regido por profetas de Deus. Habilitamos-nos para viver dias proféticos quando permitimos que o desejo de crescer nos contagie (v. 2/Ag 1. 8/Is 54. 2). Isso é notório na vida de profetas como Eliseu, Isaías e Ageu. Crescimento pode muitas vezes significar mudanças. Então, precisamos estar dispostos a mudar, se queremos crescer em todas as áreas de nossa vida. Mudar pode nesses casos significar ‘participar’ de forma ativa das coisas. Isso ajuda a criar e consolidar o ambiente profético! Além do claro desejo por crescer, o governo de um profeta tem também como característica a geração de um ambiente marcado por histórias de amizade e gratidão (vs. 3 e 6).
Verdades espirituais sempre precisam de uma evidência. E essa é a regra neotestamentária. A árvore só é boa se dá bons frutos (II Tm 2. 19). Alguém só pode ser chamado de profeta, se, ao seu redor é gerado o desejo de crescer, a amizade e a gratidão (v. 6/At 20. 37). O modelo de profeta descrito aqui está perfeitamente pintado nas Palavras que Deus dirige a Abraão; seu servo; seu amigo e seu profeta: “Farei de você uma grande nação”.


Ney Gomes. 17/06/14.
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10


Comentários

Postagens mais visitadas