Devocional - A Prosperidade na Bíblia. (Por Ivan Cunha).

 


A PROSPERIDADE DA BÍBLIA

Prosperidade é o tema da moda nos púlpitos de nossas igrejas, esse tipo de tema ficou tão famoso que ganhou até uma teoria própria, a “TEOLOGIA DA PROSPERIDADE”, tem muita gente falando de prosperidade sem realmente estar vivendo. Prosperidade é muito mais do que ter dinheiro ou bens materiais.
Existe um grupo de pessoas que entende e afirma que se você não tem dinheiro para viver com conforto, então você não é prospero e Deus não está te abençoando. E vão mais além, se isso não acontece provavelmente você está em pecado e precisa se arrepender (Mt. 23.15). Isso tem criado uma grande confusão em nosso meio, tem deixado às pessoas confusas, porque a grande maioria não está em pecado, mas também não consegue atingir os requisitos de prosperidade que a Igreja prega. E aí, vem a grande confusão e os questionamentos. Porque Deus não me abençoa? O que eu estou fazendo de errado? Deus Não me ama? Eu não sou um escolhido?

A grande verdade amados de Deus é que prosperidade nada tem haver com ter ou não ter dinheiro. Pelo menos não à prosperidade a que a Bíblia se refere, pois se fosse assim, eu teria que acreditar que profetas com Isaías, Elias, Eliseu e tantos outros não foram prósperos em suas jornadas, porque não tinham dinheiro. Mas os relatos nos mostram que mesmo sem dinheiro ou propriedades, nunca lhes faltou alimento, nem material e nem espiritual, nunca lhes faltou unção, nem o socorro de Deus quando eles precisaram (Fl 4. 11- 13).  Jamais lhe faltou companhia quando eles necessitavam dela, e quando preciso foi Deus fez milagres para alimentá-los e para salvá-los.

Prosperidade está muito mais ligada à unção do que ao dinheiro. Um homem próspero precisa ter uma família saudável e equilibrada espiritualmente, e para isso, ele precisa de Deus. Um homem próspero precisa de saúde para ganhar o pão de cada dia, para se divertir, para se sentir feliz, a para isso ele precisa de Deus. Um homem próspero precisa de paz na sua vida interior, pois o mundo já é uma guerra diária, e para isso ele precisa de Deus. Um homem próspero precisa amar e ser amado, precisa respeitar e ser respeitado, precisa ter sua vida e seu interior preenchido, sem aquela sensação maldita de que está faltando alguma coisa, e para isso você precisa de Deus (Ec 3. 13).

Deus é a chave para a prosperidade de qualquer pessoa, coloque Deus no centro de sua vida e naturalmente todas as outras coisas acontecerão; inclusive a prosperidade financeira (Mt 6. 33). Isso, se o seu coração não estiver nela, não se esqueçam de que Deus sabe de todas as coisas e ele nos conhece melhor do que nós mesmos (Sl 139. 4).

Em Malaquias 3:10 (NVA) diz: Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova”, diz o Senhor dos Exércitos, “e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derra­mar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las. 11 Impedirei que pragas devorem suas colheitas, e as videiras nos campos não perderão o seu fruto, diz o Senhor dos Exércitos.”

Reparem que o texto fala sobre abrir as comportas dos céus e fala que vai derramar bênçãos sobre sua vida, e não dinheiro! Somente no versículo seguinte é que Deus vai falar sobre dinheiro, e mesmo assim Ele não diz que vai te dar, Ele diz que vai repreender o devorador. A sua fidelidade nos dízimos e ofertas não te garante prosperidade financeira; te garante bênçãos e garante também que se você trabalhar direitinho o devorador não vai chegar perto do seu dinheiro.
Viva a prosperidade plena, viva o Reino de Deus em toda a sua magnitude, aí sim um dilúvio de benção cairá sobre a sua vida e todos em sua volta verão que Jesus vive e reina entre nós (Cl 1. 19; 2. 9).

Fique na Paz, que Deus te abençoe e até a próxima.

Rio de Janeiro, 24 de Outubro de 2014
 Ivan Cunha
 

Comentários

Postagens mais visitadas