Devocional - Salmo 46. As 3 faces da Fé - Parte I.

I Co 13. 11



Salmo 46. As 3 faces da Fé – Parte I.

 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”. (Sl 46. 1)

Uma das mais importantes funções da maturidade da fé é o confronto. A fé perfeita confronta a infantilidade, o triunfalismo, o romantismo e o que gosto de chamar de “sentimento de quem ganhou na mega-sena”. 

Infantilidade, por que alguns tendem a não aceitar os dilemas da vida (Jo 16. 33). Nem sempre a fé em Deus vai resolver tudo, como um pó de “pirlimpimpim”. Triunfalismo, por que alguns acreditam que a morte de Cristo na cruz do calvário nos isenta de nos precavermos contra o mal (2 Co 2. 11). Não é preciso vigilância, nem tão pouco busca e desejo pelas coisas espirituais. Tudo já nos dado; somos agora uma “casta superior” sobre a terra de pecadores. Quando você é criança na fé, ela é sua. Mas, quando você cresce na fé, você é dela!

COMPRE, AQUI!
               Nosso 1o. Livro, 2017.
Romantismo, por que alguns acreditam que basta ignorar o mal para ele deixar de existir. Se você fala dele e não lhe ignora, ele continua a existir e perturbar (subproduto da teologia da prosperidade). Para elas basta ignorar a pobreza e a fome dos povos desaparecerá! Esse, a meu ver, é o pior tipo de crente que existe! (Gl 2. 10)

O Salmo 46 começa anunciando que nem sempre vai dar tudo certo, mas, que ainda sim, Ele se apresenta como o nosso #refúgio e #fortaleza. Expressões que deixam claro, que às vezes, não estamos no controle dos acontecimentos que nos sobrevém! Mas, que nem por isso, somos vítimas e coitados. Pois podemos sim, em toda e qualquer hora, nos refugiarmos Nele! Alguns outros cultivam um sentimento de ganhador de mega-sena: Agora que sou da fé, que sou de Jesus fiquei lindo! Não tenho dívidas, meu patrão não vai me mandar embora, o gato dos vizinhos nunca mais entrará em meu quintal e defecará nas plantas e xaxins. Caso seu lado infantil tenha despertado e pensado no Salmo 91. 7 aconselho antes de tudo, como um adulto ler os versículos 1 e 2  e suas implicações!

A fé madura sempre está bem colocada, bem posicionada e bem fundamentada! Isso é no sentido de destaque e não de “compra de carência”. O salmista aponta para uma fé experimentada que mesmo nas angústias, sente o amor “bem presente” de Deus. E por último, a fé vence a “ditadura” da incredulidade. A fé sempre nos dá a opção de acreditar nas piores horas, nos mais sombrios momentos de solidão, abandono e deslealdade (Lc 23. 34ª). O salmo 46 é a oração de quem decidiu viver a fé hoje, em todos os seus sentidos e mistérios. E não de quem fica anunciando de que “o melhor ainda está por vir”. (At 20. 24)

As 3 faces da fé são: Seu confronto; sua veracidade e seu convite!

Ney Gomes.
#euamooqueMefoiconfiado!
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10

Comentários

Postagens mais visitadas