Devocional - Inimigos Formidáveis 2.



INIMIGOS FORMIDÁVEIS 2.

“Tinham a bravura de um leão
e eram ágeis como gazelas nos montes”.
(I Cr 12. 8 – NVI, grifo meu).

Além daquilo que somos, precisaremos entender que uma parte nossa será fruto do que outras pessoas farão em nós (I Cr 11. 10). Às vezes, inimigos formidáveis farão de nós pessoas formidáveis. Mas, independentemente das razões que nos associam a outros, isso nunca terminará sem que em nós, fique algum fruto de tal experiência (Pv 12. 26 – NVI).

Alguns relacionamentos nos serão por um tempo desafiadores, apenas. Mas, podendo em médio e longo prazo nos trazer admiráveis qualidade para um viver melhor. Em sua descrição dos gaditas, que a Davi se juntaram, o Sacro Autor do Livro de Crônicas coloca lado a lado esses dois inimigos tradicionais. Na luta pela sobrevivência, um leão sabe que precisará superar de algum modo as gazelas, cujo velocidade por longos 15 minutos pode chegar a 100 km/h. Um leão, que no máximo atinge 50 km/h, precisará ter coragem para tentar e tentar novamente. Os inimigos mais formidáveis que teremos farão com que sejamos capazes de tentar outras estratégias e pensar em outras possibilidades, diante sempre, de suas constantes investidas.

Por sua vez, para sobreviver mais um dia, as gazelas precisarão manter a sua performance. Ao seu favor, além da velocidade pesa o fato de terem excelente audição. Isso nos lembra que onde não há força e poder, se é possível prevalecer com bons conselhos (Ec 10. 10). Inimigos poderosos podem fazer de nós ouvintes capazes, o que na Bíblia, por Tiago, é descrito como maravilhosa virtude de vida (1. 19). A bem da verdade, alguns adversários precisam estar lá, para que sejamos pessoas melhores. Quando cabeças d’águas surgem, a força da correnteza pode tirar do fundo lamacento dos rios coisas preciosas para corações experimentados. Precisamos de dias excepcionais para conhecermos pessoas excepcionais (Ec 9. 14, 15).



Esse tipo de relacionamento desafiador nunca poderá ser encontrado por um ser humano, senão em outro ser humano (Mt 26. 50ª). Nem em gatos, cachorros, papagaios ou periquitos. Nenhum relacionamento que não nos desafie, ou mesmo ameace, tem o poder de fazer de nos pessoas melhores. O Leão sabe que amanhã precisará superar a gazela e a gazela sabe que amanhã precisará superar o leão (segundo é dito na lenda africana). E sem saber fazem um do outro, um ser ainda mais incrível e formidável.

Quem está fazendo de você hoje, uma pessoa formidável??


Ney Gomes - 13/09/2017. Twitter@neygms 
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10



Comentários

Postagens mais visitadas