2018Tubinado - Vitórias que Não Valem Nada.



VITÓRIAS QUE NÃO VALEM NADA.

“E sucedeu que, chegando Davi a Maanaim...”

(2 Sm 17:27 – ACF)

Tem silêncio que vale mais do que falar. Tem fome que vale mais que comer e tem a perda de algumas batalhas que valem mais do que ganhar uma guerra. Tem vitórias que não valem o que vamos adquirir depois. Mas quem poderia nos ensinar a diferenciar essas regras? A herança que no princípio é adquirida às pressas, no fim não será abençoada”. (Pv 20. 21)

Algumas vitórias tem cheiro de fim de festa! E deixam na alma um gosto amargo e pesado de derrota. Quem não tem o cuidado de perder quando é preciso, vai ter o desgosto de ver todas as suas vitórias não terem valor algum (17. 23). Como no caso explicado por Pedro em sua 1ª. Carta: “Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações”. (3. 7). O ‘sujeito’ que ganha todas em casa, mas que perde todas no céu!



Apenas alguém que venceu em todas as batalhas que enfrentou, pode dizer com certeza, quando se deve fugir. Existem vitorias que são capazes de nos impor pesadas perdas e dores em dias mais adiante. Imagine sentar num trono e saber que o custo disso foi o sangue derramado de seu filho “cuti-cuti”. Do homem que lhe possibilitou entrar na vida pública de Israel. Davi é o ‘mentor’ ideal dessas verdades. Ele pode nos ensinar o valor das batalhas, das vitórias e das derrotas. Tanto no caso de quando fugiu de Saul (a 1a. fuga), como no caso de Absalão (a última fuga), Davi nos ensina que ninguém; e que vitória alguma, valem o risco de se autodesconstruir diante de Deus. De não ser mais encontrado naquilo que Deus fez de nós. No exemplo de Davi, ele ‘era um homem segundo o coração de Deus’.

Facebook Grãos.

         Mais que vencer ou perder, alguém inteligente preserva ‘princípios’. Princípios são verdades rígidas e saudáveis que sustentam relacionamentos (Tg 1. 17). Alguns anos atrás servi gente como ‘Labão’, que muda de ânimo e palavra como quem troca de roupas (Tg 1.7, 8). E é impossível sair desse tipo de relacionamento sem enormes perdas na alma (Gn 31. 41). É Davi, que também nos ensina o que é ‘princípios’. Princípios não tem nenhuma relação com a autoridade, poder ou a ausência das mesmas. Davi fugiu por conta de seus princípios. Antes de ser rei, de Saul. Depois de ser rei, de Absalão. Por que princípios não tem a ver com poder. E se o poder muda algo, então não eram princípios de valores. Princípios são verdades que adquirimos e que orientam nossa relacionamento com as coisas do céu e da terra! Por isso, duas tábuas da lei! “Vida longa de dias está na sua mão direita; e na esquerda, riquezas e honra”. (Pv 3. 16)

Compre meu Livro. AQUI.


         Davi fugiu para Maanaim, por que foi lá que ele aprendeu a obter vitórias com significado. Maanaim era um deserto, mas foi nos desertos que Davi aprendeu a ter vitórias que não lhe trariam prejuízos (17. 24/Gn 32. 2). Impossível não lembrar da sequência de vitórias que Sansão teve entre os filisteus, mas, que por fim, lhe levaram a uma terrível derrota (II Sm 18. 8/Pv 14. 12). O Pr. Custódio Rangel, em seu livro “Fidelidade Trás Sucesso”, conta como aprendeu essa lição, no oitavo capítulo, “Perder para Ganhar”. Numa história que envolvia a compra de algumas cabeças de gado e um touro reprodutor (Editora Adhonep, pág. 75). Quem já foi beneficiado por algum tipo de derrota, sabe também que existem vitórias que não valem nada!

Que em 2018 você se apodere desse saber!

Ney Gomes - 03/08/2017. Twitter@neygms
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10











Comentários

Postagens mais visitadas