Estudo - Razões de Sua vinda (Jo 10. 10).



AS RAZÕES DE SUA VINDA! POR JESUS (Jo 10. 1- 10).

Há muitas descrições de razões e sentimentos no Evangelho de João. Pelo menos 3 vozes surgem na narrativa: Do autor, de João Batista e de Jesus. E é quando Jesus assume uma dessas vozes, que Ele nos dá a razão de sua vinda!

E Ele diz ter vindo, por que nossa realidade foi “invadida”. Já conhecemos essa história desde o Éden, e suas implicações. Se a natureza angelical nos é sobrenatural, tente imaginar como os anjos viam Adão e Eva. Uma unidade bio-espiritual-eterna. Sabemos que desvendar o enigma que dá vida eterna ainda é um desafio para a ciência. Adão e Eva eram donos da perfeita realidade pintada após a “vinda de Cristo”. Onde os corpos não mais estarão presos a lei do tempo e espaço. Adão, no dever de nomear todos os animais [penso eu], se transportava com sua natureza glorificada para qualquer lugar no globo terrestre. Coisa essa, que poderemos fazer também durante os mil anos do governo de Cristo (milenial). Por isso, que o corpo é necessário para a ressurreição.

Desde que o diabo entrou nessa nossa realidade, uma das duas que podemos desfrutar com nossa existência (Sl 133, 3b). Ele tem levado ela a um estado de degradação, por meio de vários artifícios. E ele vem fazendo isso muito bem desde o princípio (Jo 8. 44). Basta ver o tempo de vida de Adão e comparar com o tempo de vida dos homens atuais (Gn 5. 5). Por meio dessa legalidade, satanás entrou nesse plano de existência nosso e trouxe uma série de comparsas (principados, potestades, anjos) que assumiram diante das nações e povos, status de deus. Sem contar com os homens que ele encontrou por aqui, para ajudá-lo nesse propósito.

Meu LIVRO. Compre AQUI.


No princípio, com Adão e Eva, essas duas existências eram conectadas (e será novamente no final). Mas o diabo assumiu o controle, por meio do pecado de Adão. Por conta disso, Deus precisou separar as duas coisas, para o bem da eternidade dos homens. Então, existe uma eternidade desconhecida (não em seus resultados, mas em seus detalhes) e uma eternidade vindoura (já declarada em seu total conteúdo). Isso já era perfeitamente compreendido por Moisés (Sl 90. 2). E para que todos os homens pudessem herdar o plano de Deus para Adão, Alguém deveria vir, nas leis do homem, no papel de oficial de justiça e dar reintegração de posse a humanidade (I Jo 3. 8). Jesus fez isso!

A vinda de Jesus se resume em ‘consertar’ uma existência que foi quebrada e nos oferecer uma existência que nunca precisará de conserto (Sl 23. 6). E Ele faz isso, quando aceitamos que nossa natureza foi sabotada. E uma coisa que foi adulterada em sua função, para ser consertada, precisa parar de vez em seu funcionamento. Esse tema é amplamente esgotada com Nicodemos, no capítulo 3. Tudo o que você faz ‘morrer’ para Ele, Ele faz ‘viver’ para você: “Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará”. (Mt 10. 38)  Nascer de novo, significa restaurar o estado original de uma coisa que foi corrompida pelo mau uso, isso é, pelo PECADO (Ez 36. 26, 27).



         Sob essa ‘chave de entendimento’, podemos compreender perfeitamente o que Jesus afirmou sobre si mesmo diante de Marta: “Eu Sou a Ressurreição e a Vida”. Ressurreição, à exemplo do pecado original, é a Restauração de todos os aspectos originais da vida que conhecemos em Adão (Cl 3. 1- 4/I Jo 3. 2, 3/Sl 19. 7, 8). E Vida é a ressurreição que deu certo (II Rs 13. 20, 21/Gl 5. 22- 25). E quando essa ‘coisa’ divina dá certo, entendeu João (em sua 1ª. Carta), somos revestidos do plano original. Isso é, uma realidade onde o satanás não tem mais a legalidade do engano: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge” (5. 18).  Ressurreição é o processo de restauração que nos conecta a 2ª. Eternidade, que será revelada plenamente em Cristo. Por que a 1ª. Eternidade foi finalizada em Adão, quando o mesmo perdeu a sua capacidade de transcender (Gn 3. 24). Sobre o poder de Jesus de transcender (de produzir por si mesmo translado), nada é necessário falar, após sua ressurreição, Ele fez isso por ininterruptos 40 dias (At 1. 3, 9- 11). E é por isso, que os que estão em Jesus, podem herdar ainda que não manifesta a 2ª. Eternidade seus benefícios (I Co 2 7 e 16/Ef 3. 11/Ap 20. 6).  


Sobre o fracasso de Adão em transcender, a Bíblia apenas diz: “E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete”. (Gn 5. 3). Sua natureza transcendente (Enoque e Elias tiveram o translado financiado pela própria ação de Deus) desapareceu e seus descendentes herdaram essa característica. Então o homem inventou a palavra ‘suplantar’. E Paulo usou todo o poder de seu significado em Jesus, ao escrever aos Romanos: “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou” (8. 29. 30). João, também faz uso dessa palavra ao se referir a Jesus em seu Evangelho, quando diz: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome” (1. 12).

Quando o satanás invadiu a realidade dessa nossa existência, ela era perfeita. Então, era preciso destruir o entendimento da outra, para quebrar o uso dessa. E ele foi bem sucedido (Gn 3. 4). Quando o satanás encontrou com Jesus, essa realidade já estava por demais quebrada, então, era preciso destruir a possibilidade de se alcançar a outra. Para isso, ele precisaria manter essa realidade sem chances de ser restaurada. E nisso ele falhou (Cl 1. 13). Como Jesus conhecia a outra realidade, ele ofereceu a Jesus tudo aquilo que dessa, Ele ainda não tinha experimentado. Para o sorte do nosso destino, Jesus continuou nada querendo (I Jo 5. 4, 5/Hb 12. 2b).

Quando o diabo corrompe as suas razões em lidar com as coisas da terra, ele compromete o seu lugar no céu: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males”. (I Tm 6. 10ª/Tg 5. 4). Relacionamentos errados na horizontal (com coisas e pessoas), atrapalham O relacionamento vertical: “Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher,
como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações”.
(I Pe 3. 7). Também Salomão desconfiou disso ao dizer: “não me dês nem a pobreza nem a riqueza”. (Pv 30. 8). Ainda falando sobre saber lidar com as razões de todas as coisas, Jesus nos ensina: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.
(Mt 22. 21). Ele disse isso a respeito do modo correto em se relacionar com todas as coisas, e suas naturezas.

Twitter@neygms - Conheça!


O pecado original de Adão, foi a perda de suas corretas razões em se relacionar com Deus, Seu criador e pai. E assim podemos analisar seu pecado: Contra a santidade de Deus (seus atributos), contra a pessoa de Deus (o que Ele é) e contra os propósitos de Deus (o que Ele quer). E assim, pecou contra si mesmo e seus descendentes, tirando dele e de todos, a identidade, o propósito (significado) e o destino (Rm 3. 23). E quando Jesus veio, Ele restaurou para os homens aquilo que Adão perdeu para si e para todos: Relacionamento. Por isso, Jesus é descrito como o primeiro de ‘muitos irmãos’. Por que Ele veio restaurar todos os relacionamentos que Deus desejou ter, e que Adão frustrou.

Então Jesus veio e restaurou o homem, todo (At 2. 39). E logo, veremos o efeito dessa restauração também sobre todas as coisas (Ap 21. 1). Todavia, como pessoas são mais importantes do que coisas, a história da salvação (da reintegração) não poderia ser diferente! E de igual modo pensam todos os que tem a mente de Cristo. Só os que tem a mente de Cristo! Pessoas são mais importantes do que coisas! (Tg 1. 27).

Ney Gomes - 03/11/2017Twitter@neygms 
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10










Comentários

Postagens mais visitadas