I João - Cristandade Simples (06).




PROCESSO QUÍMICO DA COMUNHÃO CRISTÃ 2.

“Se, no entanto, andarmos na luz, como Ele está na luz, temos plena comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”. (I Jo 1.  7 – KJA).

                Jesus morreu para dar ao Pai uma família novamente (Gn 5. 3 - então Adão perdeu a capacidade de fazer filhos a semelhança de Deus). Para apresentar a Deus muitos filhos, não nascidos da carne ou sangue, mas da água e do espírito, pelo Espírito Santo (Rm 8. 29). Jesus morreu para criar uma comunidade de relacionamentos, onde o mais importante e principal deles acontece com Ele, por Ele e para Ele (3. 24). Por conta desse entendimento, João afirma que não nos relacionamos para ter luz, mas que a luz gera os relacionamentos que agradam a Deus. Por que a luz é Ele e se temos comunhão com Ele fazemos parte daquilo que Ele fez para a glória do Pai. Só existe ‘comunhão’ onde a luz chegou primeiro. Fora disso, é apenas mais um ajuntamento qualquer de pessoas. Luz é um conceito sem espaços para segredos e particulares (v. 6). Onde toda e qualquer coisa pode ser vista perfeitamente em seus detalhes e por isso, tratada e confrontada (v. 7). Onde todo o feio e inacabado pode ser coberto pelo amor que perdoa toda e qualquer transgressão. Agindo assim, o próprio Cristo estabeleceu em si mesmo o "nós e o eles". Sendo Ele mesmo o divisor dessa verdade!

Conheça e COMPRE
meu 1o. LIVRO. AQUI

         Quando andamos na luz aceitamos as limitações de nossa natureza moral, rejeitando assim, papeis místicos, de um poder que não temos e não somos (v. 10). E não é isso, que em nossos dias mais faz a igreja sofrer? Pessoas que parecem ser o que não são (2. 19). E que agora são por que esconderam o que de fato eram e nunca deixaram de ser? Comunhão não trata das coisas que são perfeitas, mas sim das coisas que são verdadeiras (3. 9). E que podem ser vistas por que estão na luz, com tudo o que são. Como “Marcos”, que por um tempo, inapropriado para a missão de edificar, mas que depois, chamado por Paulo de “muito útil” (1 Tm 3, 6ª). A luz valida todas as coisas que em seu tempo certo poderão ser aproveitadas plenamente em seu funcionamento (3. 16). O que João quer dizer é que aquilo que funciona (relacionamentos) para os outros, funciona quando funciona com Ele, por que o dEle funciona assim também, para todas as direções, de verdade (Jo 14. 21).


Ney – Outono. 17 de Maio de 2018. Twitter@neygms

"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo". 1 Timóteo 4.10

Comentários

Postagens mais visitadas